Analistas-Tributários atuam na ação que localizou primeiro contrabando de cocaína de 2020

Analistas-Tributários atuam na ação que localizou primeiro contrabando de cocaína de 2020

Em uma ação realizada na última segunda-feira, dia 6 de janeiro, no interior de um terminal de contêineres situado no Porto de Santos, a equipe da Alfândega da Receita Federal da região, da qual os Analistas-Tributários fazem parte, localizaram 382 kg de cocaína escondidos em uma carga de exportação para a Europa.



Os 382 kg da droga estavam em carga regular de sucata metálica, acondicionada em "big-bags", cujo destino final seria o Porto de Hamburgo, na Alemanha.  A carga foi selecionada para conferência por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner. Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada rip-off modality, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e que prosseguirá com as investigações. (Com informações da Receita Federal).