Analistas-Tributários fortalecendo o Estado para o combate à pandemia de Covid-19 – Receita Federal em Itajaí destina mais de 8 milhões de máscaras de uso facial

Analistas-Tributários fortalecendo o Estado para o combate à pandemia de Covid-19 – Receita Federal em Itajaí destina mais de 8 milhões de máscaras de uso facial

Nos dias 8 a 10 de junho, a Alfândega da Receita Federal no Porto de Itajaí/SC realizou a entrega de 4 milhões de máscaras de uso facial, dos modelos com 3 e 5 camadas de TNT, para as Secretarias de Estado da Saúde de Santa Catarina e do Paraná. O restante foi incorporado pela Receita Federal para compor os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) dos profissionais que prestam serviços públicos federais essenciais.

A carga, com mais de 8 milhões de máscaras para proteção facial, foi apreendida pela equipe da Receita Federal no Porto de Itajaí/SC em uma operação de combate à fraude na importação. Ao todo foram quase 24 toneladas de mercadorias apreendidas. O volume da carga é de aproximadamente quatro contêineres e seu valor estimado em R$ 13 milhões.

As mercadorias chegaram ao país por via aérea, em Guarulhos/SP, no dia 19 de maio e foram transferidas para o Recinto Alfandegado Localfrio, em Itajaí, no dia 29 de maio. A empresa importadora registrou as Declarações de Importação no dia 1º de junho e tomou ciência da apreensão da carga no dia seguinte.

Destaca-se a rapidez de todo o processo como ação integrante do esforço institucional da Receita Federal em auxiliar de todas as formas possíveis o combate à pandemia da Covid-19. No prazo de apenas uma semana foi possível viabilizar os trâmites processuais para que as Secretarias de Saúde dos Estados de Santa Catarina e do Paraná retirassem suas cargas.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da RFB).




#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #covid19