Release Semanal: Analistas-Tributários atuaram na retenção de R$ 2 milhões em mercadorias no Mato Grosso do Sul e cerca de três toneladas de drogas em todo país

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil vêm mantendo sua rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país durante a pandemia de coronavírus. Entre os dias 2 a 6 de junho, Analistas-Tributários atuaram na apreensão de R$ 1,3 milhão em mercadorias e veículos. A operação envolveu as regiões de Dourados, Rio Brilhante e Ponta Porã, com a atuação de servidores do GRVR01, sediado na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande/MS, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira – (DEFRON) da Polícia Civil de Dourados/MS.

Na última quinta-feira (11), Analistas-Tributários da Equipe de Repressão Portuária da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, em operação conjunta com a Polícia Federal, ataram na apreensão de 107,5 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá/PR. A droga foi inserida em dois contêineres que teria como destino o Porto de Gioia Tauro, na Itália. Essa é a 13ª apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Porto de Paranaguá em 2020, totalizando 4.294,5 quilos da droga.

O Grupo de Repressão (GREP) da Alfândega de Viracopos, com a atuação de Analistas-Tributários, participou de operação em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual na região de Ourinhos/SP, que apreendeu três toneladas de maconha. De acordo com informações da Direp da 9ª RF, um caminhão que havia partido de Foz do Iguaçu em direção ao Estado de São Paulo, poderia conter produtos ilícitos. O GREP deslocou-se então à região de Ourinhos/SP com o cão de faro Black. O caminhão suspeito foi abordado pela Polícia Rodoviária Estadual, que identificou sacas contendo tijolos de maconha em meio a sacas de grãos.

Um caminhão carregado com vestuário e eletrônicos avaliados em R$ 200 mil foi retido nesta sexta-feira (19) com a atuação de Analistas-Tributários no município de São José/SC. A retenção ocorreu durante operação conjunta da Equipe de Vigilância e Repressão (EVR) da RFB em Florianópolis/SC e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho na 9ª Região Fiscal (Direp 9ª RF).

A Delegacia da Receita Federal em Cascavel/PR, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e atuação de Analistas-Tributários, apreendeu, no terça-feira (16) em uma rodovia de Cascavel um caminhão que estava transportando carga de grão-de-bico, importada da Argentina. Foram encontradas 26 caixas ocultas no veículo com eletrônicos importados ilicitamente. Após a contagem e elaboração do auto de Infração, a mercadoria foi avaliada em R$ 940 mil.

Atuação dos Analistas - Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.