Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na retenção de mercadorias ilegais em Tiradentes do Sul/RS



Mesmo com a pandemia, o contrabando e o descaminho, além do tráfico de drogas, seguem ativos na fronteira entre Argentina e Brasil, vias portos clandestinos no rio Uruguai

Analistas-Tributários da Receita Federal da DIREP/10 de Santo Ângelo/RS participaram de ação conjunta com a Brigada Militar e Polícia Federal em operação de combate ao contrabando e descaminho na localidade de Porto Soberbo, no município de Tiradentes do Sul/RS. Os trabalhos iniciaram na manhã desta sexta-feira (17) com buscas coordenadas em sete locais diferentes. A operação foi realizada pela delegacia de Santo Ângelo e contou ainda com apoio da DRF/Santa Maria e IRF/São Borja.

 

Devido à natureza e tamanho da operação foram envolvidos mais de 50 servidores dos três órgãos. As equipes vasculharam quartos, salas e garagens de residências e estabelecimentos comerciais onde as mercadorias estavam armazenadas e apreenderam mais de 9.000 garrafas de vinhos nobres argentinos, 10.200 desodorantes, 2.640 isqueiros, 1.146 garrafas de cerveja e 1.122 latas de cerveja. Três pessoas foram presas.


Parte dos vinhos estava exposta para venda ao público e o restante seria revendido pela internet ou transportado para grandes centros comerciais. A introdução irregular de bebidas estrangeiras, além de diminuir a arrecadação de tributos, prejudica a indústria vitivinícola nacional, sobretudo a gaúcha. As mercadorias foram preliminarmente avaliadas em R$ 1.000.000,00, que é o valor de compra das mercadorias no exterior, podendo até dobrar quando da venda no mercado nacional.

 

 retenção de mercadorias ilegais em Tiradentes do SulRSretenção de mercadorias ilegais em Tiradentes do SulRS 1retenção de mercadorias ilegais em Tiradentes do SulRS 2retenção de mercadorias ilegais em Tiradentes do SulRS 3retenção de mercadorias ilegais em Tiradentes do SulRS 4retenção de mercadorias ilegais em Tiradentes do SulRS 5