Primeiro Bate-Papo Aduaneiro discute com a COREP ações e procedimentos da vigilância e repressão no Brasil

Analistas-Tributários da Receita Federal participaram ontem, dia 25, do primeiro Bate-Papo Aduaneiro promovido pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, por meio da Diretoria de Assuntos Aduaneiros do Sindicato.

A videoconferência contou com a participação da coordenadora-geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (COREP) da Receita Federal do Brasil, Karen Yonamine Fujimoto e foi coordenada pelo presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas e pelo diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos.

Mais de 40 Analistas-Tributários que atuam nas atividades de vigilância e repressão aduaneira em todo o país participaram da videoconferência e discutiram a importância da uniformização de termos usados pela Receita Federal; o planejamento das ações da COREP; o porte de arma da Carreira Tributária e Aduaneira; as ações do programa K9; a utilização de uniformes das Equipes de Vigilância e Repressão; a realização de treinamentos e de operações nacionais; a necessidade de pagamento de adicionais com destaque para periculosidade e também a fragilização aduaneira nas fronteiras.

A coordenadora-geral da COREP/RFB, Karen Yonamine Fujimoto fez uma ampla apresentação e abordou todos os pontos da pauta e na sequência respondeu os questionamentos apresentados pelos Analistas-Tributários. O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas destacou a importância da iniciativa que permite a aproximação dos Analistas-Tributários que atuam no controle aduaneiro com a administração central.

O diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos acrescenta que a intenção é promover uma série de debates virtuais com a administração e outros setores que atuam no comércio exterior e também no enfrentamento dos chamados crimes transnacionais. “Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do controle aduaneiro e a experiência do Analista-Tributário é fundamental nesse processo”, disse. Moisés Hoyos adiantou que a nova edição do Bate Papo Aduaneiro já está em fase de produção. “Queremos ampliar ainda mais as formas de participação dos colegas que atuam na Aduana. Temos muita vivência e experiência e precisamos buscar ainda mais formas de contribuir para o aprimoramento do controle aduaneiro em nosso país”, destacou.

Bate-Papo Aduaneiro

O Bate-Papo Aduaneiro é uma realização da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita e integra as atividades promovidas pela Diretoria de Assuntos Aduaneiros do Sindicato. O Bate Papo Aduaneiro é realizado por meio de videoconferência (aplicativo zoom).

Os Analistas-Tributários interessados podem encaminhar sugestões de participantes e de temas para discussão. As sugestões e solicitações devem ser enviadas para o e-mail do diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Venha conversar conosco!