Analistas-Tributários participam de Curso de Formação de Instrutores em Operações com Tecnologias Não Letais promovido pela Corep

Os Analistas-Tributários Allan James de Faria, Leonardo Peixoto de Queiroz e Timóteo Chueiri Ramos participaram entre os dias 23, 24 e 25 de março de 2021, do curso de Formação de Instrutores/Multiplicadores em Operações com Tecnologias Não Letais e Spark para os Instrutores de Armamento e Tiro da Receita Federal (IATs) promovido pela Divisão de Recursos Tecnológicos e Operacionais (Direo), da Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (Corep).

O evento proporcionou aos IATs da Receita Federal 26h de capacitação envolvendo teoria sobre os conceitos, a legislação  e a doutrina, bem como a prática de manuseio e operação de produtos Não Letais da Condor no uso de agentes lacrimogêneos (CS) e de pimenta (OC), Equipamentos de Proteção Individual (EPI), armamentos/lançadores AM 600, AM 637 e AM 640, granadas explosivas e de emissão lacrimogênea, cartuchos de impacto controlado e de lacrimogêneo no cal. 12, FN 303, munições 37/8 mm, 40 x 46 mm padrão Otan, e ainda o manuseio, disparos e sensibilização do dispositivo elétrico incapacitante não letal Spark, com foco nos preceitos modernos de uso proporcional e diferenciado da força.

No exercício prático de manuseio, disparos e sensibilização do dispositivo elétrico incapacitante não letal Spark, os IATs Leonardo Peixoto de Queiroz e Timóteo Chueiri Ramos foram submetidos a um disparo com dardo de cinco segundos com perfuração cutânea (situação real), enquanto os demais se submeteram à sensibilização com choque de dois segundos.

Até o momento, a Direo/Corep formou 14 Instrutores/Multiplicadores em Operações com Tecnologias Não Letais e Spark que estão habilitados a operar e a instruir servidores da Receita Federal, incluindo Analistas-tributários, no âmbito do Projeto Armamento Institucional como parte de seus princípios. (Com informações do Informe-se Nacional na RFB).