Operação Janus: Analistas-Tributários atuam em operação de combate à lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e contrabando e descaminho de cabelos humanos

Operação Janus: Analistas-Tributários atuam em operação de combate à lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e contrabando e descaminho de cabelos humanos

Com o objetivo de combater uma organização criminosa suspeita de operações de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e contrabando e descaminho, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram nesta terça-feira, dia 22, em ação integrada com a Polícia Federal, na Operação Janus.

As investigações identificaram a existência de um grupo criminoso que praticava lavagem de dinheiro utilizando empreendimentos de construção civil e bens em nome de terceiros. Parte do recurso lavado se originava de atividades ilícitas vinculadas a operações financeiras supostamente ilegais, executadas por integrantes que exerciam a atividade de “doleiro” no Paraguai. Os recursos também seriam provenientes de sonegação fiscal, contrabando e descaminho de cabelos humanos.

O cabelo humano era importado da Índia pelo Paraguai, de onde seria descaminhada para o Brasil. A parte não declarada era repassada aos vendedores através de operações cambiais irregulares. Os cabelos humanos eram revendidos, no mercado interno, por valores também subfaturados.

Foram expedidos três mandados de busca e apreensão e estão sendo efetuadas buscas nas residências de pessoas ligadas à organização criminosa, em Foz do Iguaçu/PR e Curitiba/PR.