Analistas-Tributários atuam na retenção de 16 toneladas de brinquedos contrafeitos e 454 kg de cocaína no Porto de Santos/SP  

Analistas-Tributários atuam na retenção de 16 toneladas de brinquedos contrafeitos e 454 kg de cocaína no Porto de Santos/SP   

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram nesta segunda-feira, dia 21, na retenção de 16 toneladas de brinquedos contrafeitos e na apreensão de 454 kg de cocaína no Porto de Santos/SP.

16 tonelas de brinquedos contrafeitos

A seleção do contêiner com as mercadorias ocorreu no âmbito da Operação Luneta 2022, que faz o monitoramento e a gestão de riscos das importações por meio de análise de imagens e escaneamento.

Produtos contrafeitos estão sujeitos à pena de perdimento e têm como destinação a destruição por colocarem em risco a saúde da população.

 Produtos contrafeitos e cocaína apreendida no Porto de Santos 1

454kg de cocaína

A droga estava oculta em uma carga de exportação de proteína de soja utilizada como ração animal e tinha como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.

Os contêineres foram selecionados pela área de Gestão de Riscos da Receita Federal, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres. Além disso, contou com a colaboração da equipe de cães de faro da Alfândega da Receita Federal em Santos.

O trabalho desenvolvido na operação faz parte das ações de vigilância e repressão aos ilícitos aduaneiros, reforçando a presença fiscal e aumentando a percepção de risco.

 Produtos contrafeitos e cocaína apreendida no Porto de Santos  (2) medium

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade diante do cenário da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir o controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia do coronavírus.