Analistas-Tributários da RFB atuam na apreensão de drogas e mercadorias irregulares nas primeiras semanas de abril

Analistas-Tributários da RFB atuam na apreensão de drogas e mercadorias irregulares nas primeiras semanas de abril

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de drogas como cocaína, metanfetamina e haxixe e mercadorias irregulares em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro nas primeiras semanas de abril. Confira os destaques:

 

*Brasília/DF

Analistas-Tributários da RFB atuaram na apreensão de 4kg de metanfetamina em pose de um americano de 42 anos no Aeroporto Internacional de Brasília.

Após o trabalho de inteligência realizado pelos servidores da Receita Federal, as suspeitas em torno do viajante ficaram mais fortes após o escaneamento de sua bagagem com equipamento raio-x, e a indicação do cão de faro da equipe k9 da Receita Federal, Bruce.

Aberta a mala, os servidores localizaram um fundo falso onde a droga estava escondida, o que resultou na imediata detenção do passageiro pela Polícia Federal. Conforme o artigo 33 da Lei 11.343/2006, as penas para o tráfico internacional de drogas podem variar de cinco a 15 anos de reclusão.

 Brasília apreensões

*São Paulo/SP*

Analistas-Tributários da Seção de Remessas Postais e Expressas da Alfândega de Viracopos (Sarpe/VCP) atuaram na apreensão de quatro remessas de exportação com presença de cocaína, e uma remessa de importação com teste positivo para haxixe no primeiro final de semana de abril.

A encomenda importada continha haxixe misturado a creme cosmético, cujo peso era de 87 gramas e seria entregue no Rio de Janeiro. Na exportação, as remessas retidas tinham como destino a Nova Zelândia, a Austrália e Chipre. Para a Nova Zelândia seguiriam duas encomendas: a primeira, com 275 gramas de cocaína em pó oculta dentro de peça automotiva; outros 450 gramas seriam exportados dentro de caderno do tipo diário.

A remessa com destino à Austrália ocultava 490 gramas de cocaína dentro de forro de maleta de viagem. Já a capital do Chipre, receberia 905 gramas de cocaína dentro de meias esportivas.

As encomendas foram retidas e encaminhadas à autoridade policial, que prosseguirá com as investigações.

WhatsApp Image 2022 04 07 at 14.20.25

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de 603 kg de cocaína no Porto de Santos/SP nesta quarta-feira, dia 6. A droga estava escondida na estrutura de um contêiner que transportava 22 toneladas de milho e tinha como destino o porto de Leixões, em Portugal, com baldeação no porto de Roterdã, na Holanda.

Os contêineres vistoriados foram selecionados pela área de Gestão de Riscos da Receita Federal, que analisou operações de exportação e imagens de escâneres. Além disso, um dos cães de faro da equipe k9 da Receita Federal foi utilizado durante a inspeção.

A droga encontrada ficará sob a guarda da Polícia Federal, que formalizará a sua apreensão e prosseguirá com as investigações a partir de dados fornecidos pela Receita Federal.  

 WhatsApp Image 2022 04 07 at 14.20.30

*Rio de Janeiro/RJ

Analistas-Tributários da Equipe Regional de Repressão Portuária (Eqrep) da 9ª Região Fiscal, da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da 7ª Região Fiscal (Direp07) e da Equipe de Vigilância e Repressão (EVR) da Alfândega da RFB do Porto de Itaguaí (ALF/IGI) atuaram na apreensão de 225 kg de cocaína na manhã desta segunda-feira, dia 4.

A droga estava acondicionada em sete volumes, totalizando 216 tabletes, em um contêiner que tinha como destino final o porto de Cape Town, na África do Sul.  

As informações foram obtidas em operação conjunta entre a Eqrep09 e a Polícia Federal e posteriormente repassadas para a Direp07, que efetuou o procedimento no Porto de Itaguaí com apoio da EVR local e dos cães de faro da equipe k9 Receita Federal. Após a apreensão e confirmação de que era cocaína, por meio de narcoteste, a droga foi entregue à polícia judiciária que conduzirá as investigações sobre o caso.

WhatsApp Image 2022 04 07 at 14.20.28

Já nesta terça-feira, dia 5, a Receita Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram a terceira fase da operação "Depois da Folia" no Rio de Janeiro. A ação de repressão teve como alvo o comércio irregular de celulares.

Analistas-Tributários Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da 7ª Região Fiscal atuaram na apreensão de 130 aparelhos, no valor de R$ 250 mil, com indício de falsificação relacionada à certificação dada pela Anatel. Nas três fases da operação foram apreendidos mais de 600 celulares. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)

 WhatsApp Image 2022 04 07 at 14.20.27

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade diante do cenário da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir o controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia do coronavírus.