Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de cactos com substância alucinógena no aeroporto do Galeão/RJ

Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de cactos com substância alucinógena no aeroporto do Galeão/RJ

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de mais de 700 cactos durante uma inspeção no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Os cactos, comercializados ilegalmente, estavam em uma encomenda postal vinda da Tailândia e tinha como destino a cidade de Nova Candelária, no Rio Grande do Sul.

Uma das espécies apreendidas, a Lophophora sp., contém substância conhecida como mescalina, um alucinógeno natural. No total, foram apreendidos 2,15 quilos do material. O valor dos produtos apreendidos gira em torno de US 7.200,00, o equivalente a R$ 36.105,48.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encaminhou os cactos para o Jardim Botânico, autoridade científica competente pela análise e identificação da espécie. O Ibama ressalta ainda que a introdução ilegal de espécies em um ecossistema, pode provocar desequilíbrios graves e extinção de espécies nativas.

Atuação dos Analistas-Tributários

 Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.