Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na operação "Sign Off" que desarticulou esquema financeiro desenvolvido para o pagamento de eletrônicos importados de forma clandestina
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quarta-feira, dia 16, a Operação "Sign Off" com a finalidade de desarticular organização criminosa responsável por complexo esquema financeiro desenvolvido para o pagamento de produtos de origem estrangeira que são vendidos no mercado paralelo de eletrônicos.
A operação conta com a participação de Analistas-Tributários, policiais federais e auditores-fiscais no cumprimento de 50 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Sinop/MT, Alta Floresta/MT, Rondonópolis/MT, Ribeirão Preto/SP e Ponta Porã/MS.
A ordem judicial também determinou a suspensão de atividades econômicas das empresas intermediadoras dos recursos, sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de criptoativos e valores em contas bancárias. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 5º Vara Federal Criminal da SJMT.
Durante as investigações, a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, identificou que o grupo investigado movimentava altos valores recebidos dos comerciantes de eletrônicos em contas de empresas “de fachada”, registradas em nome de interpostas pessoas (“laranjas”), visando dissimular a origem e a finalidade de remessa de valores ao exterior para o pagamento de eletrônicos. Somente em 1 ano e meio, o esquema teria movimentado mais de R$120 milhões.
Além dos responsáveis pelo esquema financeiro, os mandados de busca foram cumpridos em endereços relacionados aos comerciantes e fornecedores identificados no curso do Inquérito Policial. Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho (Art. 334, do Código Penal), organização criminosa (Art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/13), evasão de divisas (Art. 22, parágrafo único, da Lei nº 7.492/86) e lavagem de capitais (Art. 1º, caput, da Lei nº 9.613/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)
Temas
Mais notícias sobre os temas
Sindireceita reúne-se com subsecretário de Administração Aduaneira
Titular da Suana/RFB reconheceu o espaço de atuação dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil.
16 de agosto de 2023 às 14:13
Apreensão de 832 kg de cocaína no Porto de Santos/SP
Analistas-Tributários da RFB atuaram na apreensão de 832 kg de cocaína no Porto de Santos/SP
16 de agosto de 2023 às 14:13
Apreensão de 156,50 kg de cocaína no Porto de Paranaguá
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 156,50 kg de cocaína no Terminal de Contêineres no Porto de Paranaguá.
16 de agosto de 2023 às 14:13
Apreensão de 300 cápsulas de cocaína em Corumbá/MS
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de cocaína durante operação em Corumbá/MS .
16 de agosto de 2023 às 14:13
Apreensão de R$ 580 mil em haxixe marroquino em Cascavel/PR
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de haxixe marroquino em Cascavel/PR.
16 de agosto de 2023 às 14:13
Esclarecimentos acerca das Resoluções CGPP n° 7 e 8
Os informes são oriundos de reunião do Comitê de Gestão Institucional (CGI/RFB).
16 de agosto de 2023 às 14:13