Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam em operação de combate ao descaminho em Chapecó/RS

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em operação de combate ao descaminho em Chapecó/RS no primeiro fim de semana de setembro.

Ao todo foram retidos nove ônibus e uma van, todos oriundos do Paraguai, com destino ao Rio Grande do Sul, e escoltados ao depósito da Receita Federal em Chapecó. Neles haviam diversos itens como eletrônicos, bebidas alcoólicas, brinquedos e vestuários.

A Receita Federal estima que a operação totalizou R$ 3 milhões somando mercadorias e veículos. Todos os passageiros envolvidos responderão pelo crime de descaminho, previsto no Art. 334 do Código Penal.

O nome da operação, Machimbombo, significa carro de transporte coletivo em português de Angola e Moçambique.

Fonte: https://www.radiochapeco.com.br/operacao-machimbombo-prf-e-receita-federal-combatem-descaminho-em-chapeco/

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.