Receita federal busca Inteligência Artificial para detectar erros na importação/exportação

A Receita Federal do Brasil (RFB) está entre as seis entidades do Poder Público Federal que apresentaram 10 Desafios Tecnológicos à 2ª Rodada de Soluções de IA para o Poder Público, lançada em 21 de agosto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A 2ª Rodada apoiará os 10 melhores projetos elaborados por empresas startups voltados ao desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para aplicações nos desafios propostos pelas entidades.

Nesta edição, a RFB apresentou desafio ligado à área aduaneira, intitulado “Classificação de Mercadorias via Raios-X (X-class)”, visando melhorar a detecção de erros de classificação fiscal de mercadorias importadas e quantidades de mercadorias usando imagens de raios-X de containers. A startup vencedora do desafio da RFB terá acesso a milhões de imagens de raios-X de containers para treinamento, consubstanciando significativa vantagem competitiva em um mercado em ascensão.

Além da Receita Federal, também lançaram desafios o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPOA); o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). A Finep apoiará 10 projetos, ou seja, os melhores classificados para cada um dos desafios tecnológicos das entidades públicas participantes. Os valores máximos por projeto variam entre R$ 1,9 milhão e R$ 4,2 milhões em função do desafio, conforme tabela constante no item 3.1. do Edital (confira aqui), totalizando até R$ 36 milhões.

*Com informações da Receita Federal do Brasil.