Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de cigarros em Jataizinho/PR

Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de cigarros em Jataizinho/PR

Na manhã do dia 16/02, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de uma carga de 15 mil maços de cigarros durante operação na região de Jataizinho/PR. A carga ilegal estava sendo transportada em um veículo Saveiro e foi avaliada em R$ 30 mil reais.

Os servidores da Receita Federal do Brasil, pertencentes à Seção de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Delegacia de Londrina, realizavam um patrulhamento na região de Jataizinho, quando avistaram o veículo fazendo uma manobra perigosa ao avistar as equipes. Foi dada voz de parada, mas o motorista empreendeu fuga, após acompanhamento tático, houve a abordagem na Rodovia Engenheiro Ângelo Ferrario Lopes, que liga a BR-369 ao município de Assaí. Segundo investigações preliminares, a mercadoria tinha origem da fronteira entre Brasil e Paraguai e tinha como destino o mercado clandestino na região de Jacarezinho.

O veículo foi levado para o Depósito da Receita Federal em Londrina, onde houve a autuação pela introdução irregular de mercadoria proibida, com aplicação de multa e apreensão da carga e o do veículo. O motorista foi encaminhado para a Polícia Federal, onde permanece preso e responderá pelo crime de contrabando. Novas diligências serão realizadas para apurar a participação de outras pessoas.

Receita Federal de Londrina apreende veículo com 15 mil maços de cigarros  paraguaios - CBN Londrina - A Radio Que Toca Notícia

A Receita Federal alerta que o consumo de tabaco produto de contrabando é altamente prejudicial a saúde, e é crime o transporte de produtos estrangeiros sem a comprovação de sua regular importação.

Fonte: CBNLondrina


Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.