Aduana: Analistas-Tributários atuam na retenção de mais de 300 pneus contrabandeados em Araguari/MG

Analistas-Tributários da Divisão de repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal de Minas Gerais atuaram, em conjunto com Polícia Militar e o Exército Brasileiro na retenção de mais de 300 pneus contrabandeados e uma carreta de origem paraguaia em borracharia na cidade de Araguari/MG. A ação foi desencadeada após denúncia recebida pela Polícia Militar sobre o comércio ilegal desses pneus importados.

Além de prejudicar as empresas que atuam regularmente no setor, o comércio ilegal de pneus pode trazer risco para o consumidor, uma vez que o produto não passa por controle de qualidade e tampouco é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Os envolvidos tiveram todos os produtos apreendidos, foram multados e também alvo de representação fiscal para fins penais. As mercadorias retidas, após os trâmites processuais regulares, serão destinadas conforme legislação em vigor.

Durante a operação duas pessoas foram presas e conduzidas para a Polícia Federal em Uberlândia.

Fonte: Receita Federal do Brasil

 d9db142c d69f 4683 92b5 d48ed52a1d08

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.