Ícone Sindireceita

Atuação dos Analistas-Tributários em portos e aeroportos é retratada em reportagem do Fantástico sobre tráfico internacional de drogas

8 de abril de 2024 às 16:36

O programa Fantástico exibiu neste domingo, dia 7, reportagem com levantamento exclusivo e dados inéditos sobre o tráfico internacional de drogas no Brasil. Além de detalhar o volume de apreensões ocorridas de 2021 a 2023, os principais destinos e rotas utilizadas pelas organizações criminosas, a reportagem também acompanhou a rotina de trabalho de servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), entre eles Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias, e policiais federais em portos e aeroportos. 

Sindireceita ATRFB reportagem Fantástico 1

A reportagem analisou 1.330 registros de apreensões ocorridas nos últimos três anos – período no qual foram apreendidas 109,2 toneladas de cocaína em portos e aeroportos brasileiros. A droga exportada do Brasil é proveniente da Colômbia, Peru e Bolívia.

Sindireceita ATRFB reportagem Fantástico 5

Ainda de acordo com o Fantástico, o principal destino da cocaína apreendida nos portos brasileiros, em 2023, seria a Europa. Com a consolidação do mercado europeu, as organizações criminosas têm buscado expandir suas atividades ilícitas para a Ásia e Oceania, segundo a reportagem.

Sindireceita ATRFB reportagem Fantástico 4

A matéria veiculada neste domingo também apontou que os portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR) figuram como líderes no ranking de apreensões de drogas no país. Ao mesmo tempo, o Aeroporto de Guarulhos concentrou 80% das apreensões de cocaína em aeroportos do Brasil.

Confira a íntegra da reportagem do Fantástico aqui.

Sindireceita ATRFB reportagem Fantástico 6

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas