Aduana: Analistas-Tributários atuam na apreensão de 71.5 kg de cocaína no porto de Paranaguá/PR

Aduana: Analistas-Tributários atuam na apreensão de 71.5 kg de cocaína no porto de Paranaguá/PR

 

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de 71,5 kg cocaína na manhã da última sexta-feira, dia 12, no porto de Paranaguá/PR. A droga estava escondida na estrutura de um contêiner que chegou ao país oriundo do porto de Valencia, na Espanha.

A inserção da droga na estrutura do contêiner denota uma preparação prévia por parte dos criminosos. Segundo a Receita Federal, a principal suspeita é que o contêiner tenha sido enviado a Europa por uma região produtora, visto que a Espanha não é um país produtor da droga, mas os traficantes não conseguiram retirar o contêiner do porto por algum motivo.

Um dos tabletes de cocaína indicava a data 30/12/2023, o que leva à suposição de que essa foi a data da remessa original. Através do trabalho de gerenciamento de risco da Receita Federal, os tabletes de cocaína foram detectados com o auxílio de um scanner. Posteriormente, o cão de faro da equipe k9 da Receita Federal confirmou a presença do entorpecente. Foram encontrados também aparelhos rastreadores de GPS em dois tabletes.

Após serem realizados os testes que confirmaram a presença de cocaína, servidores da Receita Federal, com o apoio da Polícia Militar, levaram a droga para a sede da PF em Paranaguá.

Aduana Analistas Tributários atuam na apreensão de 71.5 kg de cocaína no porto de ParanaguáPR 1Aduana Analistas Tributários atuam na apreensão de 71.5 kg de cocaína no porto de ParanaguáPR 2Aduana Analistas Tributários atuam na apreensão de 71.5 kg de cocaína no porto de ParanaguáPR 3Aduana Analistas Tributários atuam na apreensão de 71.5 kg de cocaína no porto de ParanaguáPR 4Aduana Analistas Tributários atuam na apreensão de 71.5 kg de cocaína no porto de ParanaguáPR 5

 

Fonte: RFB
Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.