Analistas-Tributários da Receita Federal promovem mais um dia de mobilização em todo o País

Analistas-Tributários da Receita Federal promovem mais um dia de mobilização em todo o País

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil de todo o País realizam, nesta quinta-feira, dia 23 de agosto, mais um dia de mobilização na luta pela reestruturação salarial. A mobilização de 24 horas marca o 5º Dia Nacional de Luta pela Reestruturação Salarial e será realizada na mesma data em que a diretoria do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) se reúne com representantes do Governo Federal. É aguardada para esta quinta-feira, às 15h, a apresentação da proposta final de reajuste para os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. Durante todo o dia, os servidores estarão mobilizados como forma de pressionar o governo para que atenda as revindicações da categoria.


A presidenta do Sindireceita, Sílvia Helena Felismino, explica que nesta quinta-feira os Analistas-Tributários vão realizar atos em frente às sedes dos Ministérios da Fazenda locais, nas cidades onde houver, ou em frente aos prédios da Receita Federal do Brasil - RFB, para demonstrar que estão mobilizados e dispostos a lutar pela reestruturação salarial. Em todo o País a mobilização atingirá cerca de 7.500 Analistas-Tributários e vai afetar setores como conferência de bagagens e mercadorias em portos e aeroportos e o atendimento nos Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC), Agências, Delegacias e demais unidades da Receita Federal. “Mais uma vez, nossa categoria demonstra toda a disposição em negociar, mas o prazo para apresentação de uma proposta concreta está se esgotando. Agora chegou o momento do governo apresentar uma proposta real, caso contrário, todo o processo de negociação cairá em descrédito forçando os servidores a tomar atitudes mais drásticas em defesa de seus interesses”, advertiu. 


Após inúmeras reuniões da mesa de negociação que integra mais de 31 entidades dos servidores públicos federais, ainda não foi apresentada nenhuma proposta objetiva e concreta por parte do governo. "Não dá mais para esperar. Somos uma categoria de nível superior de alta qualificação e exercemos uma atividade de carreira especializada e típica de Estado de extrema importância para a Receita Federal e para o desenvolvimento do País. Os Analistas-Tributários merecem o seu devido reconhecimento", destaca a presidenta do Sindireceita, Sílvia Helena Felismino. 


O último acordo com o governo irá completar quatro anos e até o momento as mesas de negociação não avançaram. Além disso, o tempo para que a categoria seja contemplada no Orçamento de 2013 já está se esgotando. Assim, os Analistas-Tributários da Receita Federal reivindicam a devida reestruturação remuneratória, pois hoje ocupam apenas a 107ª posição na lista salarial divulgada pelo Ministério do Planejamento (MPOG) referente aos cargos de analistas do Ciclo de Gestão do poder Executivo. Nesse período de quatro anos, a categoria não obteve sequer o reajuste equivalente ao índice da inflação.


Veja a proposta completa de reajuste de categoria.


Veja o estudo o “O Mito do Descontrole de Gastos com Pessoal – Análise sobre Evolução da Despesa com Pessoal e Encargos da União"