XIII AGN: Sílvia Felismino destacou a determinação da categoria nos últimos 20 anos

Integrantes da Orquestra Sanfônica Potiguar executaram o Hino Nacional na abertura do evento

A presidenta Sílvia Helena Felismino destacou a garra da categoria nos últimos 20 anos durante a abertura da XIII AGN (Assembleia Geral Nacional), na noite desta sexta-feira, dia 31 de agosto, em Natal/RN. “É com muita emoção que subo aqui para comemorar os nossos 20 anos. Esse período foi de muita luta, garra, trabalho e determinação. Os Analistas-Tributários são conhecidos em todo o Brasil por sua perseverança e dedicação”, ressaltou.

“Os Analistas-Tributários são conhecidos em todo o Brasil por sua perseverança e dedicação”, ressaltou a presidenta do Sindireceita na abertura da XIII AGN

Em seu discurso, a presidenta do Sindireceita falou de conquistas passadas e citou as lutas que a categoria ainda tem pela frente, entre elas a questão das atribuições e os sucessivos ataques sofridos, especialmente,  na  área Aduaneira. “A Receita quer que lutemos pela Aduana. Que Aduana? A Receita não sabe lutar porque só tem generais e general não sabe ir para o front. A Receita deveria se preocupar menos com divisão e mais com a força do órgão. A melhor maneira de multiplicar é dividir. Vamos dividir essas atribuições para multiplicar o poder do nosso órgão. A Receita hoje está renegada a um corporativismo exacerbado. Vim aqui com a consciência cívica e a preocupação que nós do Sindireceita e Analistas temos com o futuro não só do órgão, mas do país, além do fortalecimento do Estado”, afirmou.

O recente processo de negociação salarial com o governo também foi abordado pela presidenta do Sindireceita

Sílvia Felismino comentou ainda sobre o recente processo de negociação salarial com o governo. “Temos também o compromisso com nós mesmos, pois vivemos do nosso salário e do nosso emprego. A categoria não aceitou o reajuste dos 15,8%. Para valer a democracia não indiquei nem pelo sim e nem pelo não. A vontade da base prevaleceu e o não à proposta oferecida pelo governo venceu". No que diz respeito a negociação arrematou: "Estratégia não se escreve, não se divide, se executa”.

Sílvia encerrou citando um pensamento de Victor Hugo. “O futuro têm muitos nomes. Para os fracos o inatingível, para os temerosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade”.

“Vejo que, nesses 20 anos, tivemos muitas conquistas e vencemos”, disse o delegado sindical de Natal/RN e anfitrião do evento, Marcus Alexandre Craveiro Costa

O delegado sindical de Natal/RN e anfitrião do evento, Marcus Alexandre Craveiro Costa, falou da emoção de receber o evento em sua cidade. “É com muita alegria e orgulho que recebemos todos vocês para esta AGN comemorativa dos 20 anos do Sindireceita nesta cidade linda e acolhedora. Os 20 anos passaram rápido e vemos o quanto foi difícil, pois para o nosso cargo nunca nada foi fácil. Tudo que conseguimos foi fruto de muita luta, muita determinação e sofrimento. Mas vejo que, nesses 20 anos, tivemos muitas conquistas e vencemos. Neste momento em que a categoria discute novos desafios, tenho certeza que embalados por esta terra e com a participação de representantes de todo o Brasil vamos conseguir traçar os melhores caminhos para o cargo, para a Receita Federal e também para a sociedade.

Homenagens

Na abertura da XIII AGN a presidenta do Sindireceita homenageou Analistas-Tributários que deram grande contribuição para a evolução do cargo ao longo dos anos. “20 anos não se constrói sem o trabalho e o compromisso de todos. Desde o primeiro presidente ao primeiro filiado todos são importantes. Muitos estão aqui e muitos estão na base, mas muitos já se foram. Como não posso homenagear cada um dos que se foram, escolhi duas pessoas que já partiram”, explicou.

A delegada sindical adjunta de Maceió/AL, Maria do Carmo Azeredo, acompanhada pela delegação de Alagoas, recebe a “Medalha Balbino”

Um dos Analistas homenageado, in memoriam, foi o Balbino, uma das lideranças mais atuantes e que desempenhou papel essencial para o desenvolvimento do Sindireceita e da categoria. Uma medalha com o seu nome foi criada em 2007. A “Medalha Balbino” foi entregue a delegada sindical adjunta de Maceió/AL, Maria do Carmo Azeredo, acompanhada pela delegação de Alagoas presente no evento. “Ele foi um pessoa muito importante para todos nós e deixou muitas saudades. Ele hoje é o homenageado em nome de todos que já partiram”, destacou Felismino.

O Analista-Tributário Rodrigo Ribeiro Thompson, que faleceu no último dia 2 de agosto, e foi uma das principais lideranças do Sindireceita nos últimos anos, foi o outro Analista homenageado da noite. Rodrigo Thompson foi diretor de Assuntos Parlamentares e de Estudos Técnicos do Sindireceita e também esteve à frente de inúmeras iniciativas do Sindicato, colaborando de forma incansável com ações que contribuíram para a valorização do cargo e da própria Receita Federal do Brasil. “Eu vivia chamando o Rodrigo de clone, pois ele tinha a doçura e a inocência de uma criança, mas tinha a sabedoria e a teimosia de um ancião. Recusava-se a cuidar de sua saúde e esse foi um dos motivos para que sua vida fosse tão curta. Porém, seus ensinamentos serão eternos e ele tem feito muita falta”, afirmou emocionada a presidenta do Sindireceita.

O ex-presidente Puggi recebeu uma medalha em homenagem ao Analista-Tributário Rodrigo Ribeiro Thompson, que faleceu recentemente

Como familiares de Rodrigo não puderam comparecer ao evento, o ex-presidente do Sindireceita e delegado sindical de Taubaté/SP, Reynaldo Velasco Puggi, um dos melhores amigos de Thompson, foi quem recebeu a medalha em sua homenagem. “Rodrigo era mais um dos heróis anônimos, aquela pessoa que talvez não foi reconhecida pelo cargo que ocupou, mas sempre foi reconhecido pelos conselhos, pelas estratégias e pelas palavras amigas. Na minha opinião, ele representa esses heróis anônimos desses 20 anos, pois sempre lutou pelo cargo e pela valorização da categoria. Ele sempre deu sua contribuição espontânea, desinteressada e justa”.

A medalha recebida por Puggi contém os seguintes dizeres: “Rodrigo Ribeiro Thompson in memoriam. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade – Clarise Lispector. Ao grande companheiro a nossa saudade e o reconhecimento pelos anos de trabalho e compromisso com os Analistas-Tributários da Receita Federal e por ajudar o Sindireceita a construir sua história”.

Entre as autoridades que participaram do evento estavam o vice-presidente da Associação dos Procuradores Federais no Estado do RJ, Rosemiro Robinson Silva Júnior; o presidente do Instituto Mosap, Edison Guilherme Halbert; o presidente da Fundação Assefaz, Hélio Bernades; o diretor da Fasubra e presidente estadual do PSOL, Sandro Pimentel; o vice-presidente de Assuntos Fiscais da Anfip, José Roberto Pimentel Teixeira; o vice-presidente da região Nordeste da Fenacon, Édison Oliveira da Silva; a presidente da Anpprev, Meire Lúcia Motta Coelho; o vice-presidente executivo da Anpprev e ex-deputado federal, Carlos Motta; o presidente da Fenafisco, Manoel dos Santos Neto; o delegado da Receita Federal em Natal, Marcos Flores; o delegado adjunto da Receita Federal em Natal, Francisco Aurélio; e a conselheira da Fundação Anfip, Aparecida Paes Leme.