Impasse sobre votação do Orçamento adia apreciação de reajuste dos servidores na Câmara dos Deputados

Impasse sobre votação do Orçamento adia apreciação de reajuste dos servidores na Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, reunido com líderes


O impasse envolvendo a ordem de votação dos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados impediu a apreciação das propostas que concedem reajuste de salário aos servidores públicos, entre eles o Projeto de Lei 4904/2012, que reajusta o salário dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. Ontem, dia 19, estava prevista na Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados a votação do texto que assegura o pagamento de reajustes concedidos a servidores públicos no ano passado, mesmo que a lei orçamentária de 2013 ainda não esteja em vigor. A determinação consta no substitutivo que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou ao Projeto de Lei do Congresso (PLN) 55/12, do Executivo. No entanto, a reunião foi cancelada após os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves e do Senado, Renan Calheiros, decidirem solicitar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux para que leve ao plenário do Tribunal o debate sobre a possibilidade de votar o Orçamento antes da analise dos vetos presidenciais pendentes. Ainda ontem, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves e do Senado, Renan Calheiros, se reuniram no Supremo Tribunal Federal com o ministro Luiz Fux. De acordo com Alves, o ministro “foi sensível e respeitoso e ficou de conversar com seus pares para ver a disponibilidade de pauta” para colocar em discussão no plenário do STF a possibilidade de o Congresso Nacional votar o Orçamento antes de analisar os vetos presidenciais pendentes.


No fim do ano passado, uma liminar do ministro determinou que o Congresso analise os 3.210 vetos pendentes em ordem cronológica. A decisão impediu que os vetos à lei que redistribuiu os royalties do petróleo (12.734/12) fossem votados antes dos demais. Ao mesmo tempo, permitiu a interpretação de que se os vetos não fossem votados a pauta do Congresso ficaria trancada para qualquer outra deliberação, incluindo o Orçamento.


A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita acompanhou toda a movimentação realizada ontem no Congresso Nacional e continuará trabalhando para que o Projeto de Lei 4904/2012, que reajusta os salários da categoria, possa ser votado o mais rapidamente possível. O trabalho parlamentar foi realizado pela presidenta do Sindireceita, Sílvia Alencar, pelo presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Geronimo Sartori e pelos diretores da DEN, Sérgio de Castro e Hugo Leonardo e pelo presidenta do CEDS Paraná, Jorge Luiz Moreira. A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita ressalta que, independente da data de aprovação do Projeto de Lei 4904/2012, o reajuste da categoria será retroativo a janeiro de 2013.


Os cargos e carreiras contemplados no Projeto de Lei 4904/2012:



  • Analistas-Tributários da Receita Federal;
    • Auditores fiscais da Receita Federal do Brasil;
    • Auditores fiscais do Trabalho;
    • Analistas e técnicos do Banco Central;
    • Analistas e especialistas em Infraestrutura;
    • Analistas e agentes executivos da Susep e da CVM;
    • Carreiras e cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário.


Veja aqui o andamento do PL 4904/2012.