Seminário em Curitiba discute dívida pública, fronteiras e modernização da Receita Federal

Sílvia de Alencar, defendeu a modernização da Receita Federal e o aparelhamento da Aduana

O Seminário “Brasil do Futuro” realizou sua quarta edição em Curitiba/PR, na noite de ontem, 18 de junho. O evento foi realizado no Sindicato dos Engenheiros do Paraná e foi iniciado por um dos anfitriões, Bruno Meirinho, presidente do PSOL Curitiba, que apresentou os componentes da mesa e as debatedoras. Fernando Marcelino, representante da Fundação Lauro Campos, fez a abertura do evento seguido de Bernardo Pilotto, do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UFPR. Sílvia de Alencar, presidenta do Sindireceita, e Maria Lúcia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, deram a tônica do debate. O presidente do PSOL justificou a ausência da convidada Luciana Genro, ex-deputada federal.

O Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UFPR defendeu uma Reforma Tributária que caminhe “para a socialização das riquezas, que avance para a tributação da renda e não do consumo”. Bernardo Pilotto ainda teceu críticas às poucas faixas de cobrança do Imposto de Renda e a desincompatibilização do índice de reajuste do salário-mínimo e das alíquotas do IR, fazendo com que a cada aumento do salário-mínimo, várias pessoas têm seu aumento perdido pelo Leão.

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, defendeu a modernização da Receita Federal. Apresentou o quadro de problemas das fronteiras do Brasil e avançou na necessidade do aparelhamento dos postos aduaneiros, ressaltou a recente conquista da Aduana 24h, campanha promovida pelo Sindireceita e a necessidade de reconhecimento do Analista-Tributário.

Maria Lúcia Fattorelli baseou sua exposição apresentando as disparidades econômicas e sociais do Brasil, a partir da análise do orçamento da União,, executada em 2012, e a evolução do montante da dívida pública desde o Plano Real. “Há um descompasso crescente entre os gastos com a dívida e as áreas sociais. Ao passo que as operações da dívida estão numa crescente, está praticamente congelado desde 1994 os investimentos em educação, saúde e saneamento básico”.

O Seminário em Curitiba contou a colaboração do diretor de Estudos Técnicos da DEN, Alcione Policarpo, e do secretário-geral da DS Curitiba, Antônio Secunde de Oliveira.