Delegacia Sindical de Santos apoia o I Encontro para divulgação, atualizações e perspectivas da vigilância do câncer

No dia 18 de março, a Delegacia Sindical do Sindireceita em Santos/SP apoiou e participou do I Encontro para divulgação, atualizações e perspectivas da vigilância do câncer – Registro de câncer de base populacional de Santos. Pela primeira vez as informações foram incluídas no banco de dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ligado ao Ministério da Saúde. O evento aconteceu no auditório do Med Center e reuniu profissionais ligados ao setor de diagnóstico da doença, como laboratórios e hospitais.


Antes era possível traçar apenas o perfil de mortalidade, mas agora, com uma equipe trabalhando desde o ano passado no registro de busca-ativa de casos, é possível conhecer a real incidência da doença. “Melhorar a qualidade da informação nos permite conhecer os problemas, entender o que acontece e tomar medidas em tempo adequado, planejando as ações de saúde pública e investindo em prevenção”, destacou o secretário de Saúde, Marcos Calvo, durante a abertura do evento.


Essa é mais uma ação cidadã que o Sindireceita fez questão em apoiar, tendo em vista o teor da importância para a sociedade brasileira. O câncer é a segunda causa de mortalidade em Santos, acompanhando a tendência mundial.


As informações consolidadas são referentes a 2008 e estão no portal do INCA (www.inca.gov.br).


Números
O registro de base populacional permite conhecer dados separados por tipo de câncer, sexo e faixa etária. Em Santos, nas mulheres prevalecem os de mama, pele, útero e intestino, enquanto nos homens, de pele, próstata, pulmão e intestino.


No ano, analisado a incidência foi de 460 casos por 100 mil habitantes, com 198 óbitos por 100 mil habitantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a estimativa para o ano de 2030 é incidência de 27 milhões de casos de câncer, 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivas anualmente com a doença.