CNRE delibera sobre Fundo Extra

CNRE delibera sobre Fundo Extra

Com 32 votos favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção, os conselheiros que participaram da LX Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita, nessa quinta-feira, dia 08 de maio, em Brasília/DF, aprovaram os indicativos que serão avaliados em Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), para decidir sobre a manutenção do Fundo Extra. O tema foi amplamente debatido durante o CNRE.


Além da construção dos três indicativos, foi aprovada por ampla maioria dos conselheiros (24 votos favoráveis) que a proposta da Diretoria Executiva Nacional (DEN), de redução de 33,33% do desconto extra, passando a ser 0,2%, será o Indicativo a ser defendido durante as AGNUs, que serão realizadas em todo o País, em breve. Dessa maneira, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) e a Presidência do CNRE orientarão de forma clara às bases pela aprovação desse Indicativo.


O indicativo aprovado em AGNU será reavaliado, em 2015, na Assembleia Geral Nacional (AGN) ordinária. Até lá, a DEN se compromete em continuar na politica de total transparência aos gastos e seguir com o intenso trabalho de restruturação administrativa e financeira, com o objetivo de economizar ao máximo os recursos do Sindicato.


Durante a plenária a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, lembrou que o Fundo Extra é primordial para o fortalecimento e a realização de um trabalho parlamentar eficiente. “Propomos a diminuição do percentual do Fundo Extra. Na conjuntura atual, é preciso que a base entenda que esse valor ainda é um sacrifício necessário para a realização de um trabalho parlamentar eficiente, que alcance resultados para beneficiar toda a categoria”, enfatizou.


Sílvia de Alencar também apresentou um histórico detalhado da estrutura de distribuição de recursos adotada no Sindireceita. Pelo sistema do Sindicato, os recursos são divididos entre a Diretoria Executiva Nacional (DEN) e as Delegacias Sindicais (DS). Mesmo a DEN recebendo apenas 5% a mais que as Dss, à Diretoria Nacional é responsável pela quase totalidade das despesas. “Arcamos com os gastos das ações judiciais, com a manutenção de toda a estrutura da sede nacional, do efetivo de funcionários necessários para manter a instituição em atividade, entre tantas outros. Essas despesas são realizadas com um orçamento pouco maior do que aquele que é destinado às Delegacias Sindicais que não tem os mesmos custos fixos”, citou.


A presidenta do Sindireceita lembrou também que os recursos do Sindicato ainda são utilizados para custear despesas exclusivamente referentes à defesa do Analista-Tributário na ADI 4616. Além disso, ela ressaltou a importância do Fundo Extra para custear as ações relacionadas ao Projeto de Atribuições. “A redução pode até parecer pequena para quem paga, mas exigirá do Sindicato um grande esforço de adequação em seu orçamento. Será necessária uma ação forte para não deixarmos que essa redução prejudique o trabalho parlamentar. Não podemos abrir mão do nosso capital político, que é fundamental para a realização de um trabalho de ampliação do diálogo em diversas esferas. Também precisamos continuar ampliando nossa atuação, para viabilizar a aprovação do projeto de Atribuições do Analista-Tributário. O desconto pode ser extra, mas o trabalho parlamentar tornou-se ordinário”, relatou.