Diretoria Executiva Nacional conclama os filiados a participar nesta quarta-feira do Dia Nacional de Mobilização em prol das Atribuições

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita realizou na noite de ontem, dia 13, uma reunião telefônica que contou com a participação de mais de 60 delegados sindicais e conselheiros de todo o País. A Diretoria reforçou a convocação para que todos os Analistas-Tributários participem nesta quarta-feira, dia 15, do “Dia Nacional de Mobilização em prol das Atribuições” e das mobilizações em repúdio a postura da administração da Receita Federal, em especial que manifestem sua indignação contra o teor da Nota Cosit-E nº 94, de 31/03/2015, que deprecia o cargo de Analista-Tributário.


Ao iniciar a reunião, a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, fez uma ampla avaliação de conjuntura a partir dos trabalhos realizados pelo Sindicato durante a tramitação da Medida Provisória 660/2014. Segundo ela, o grande mérito desta mobilização foi de ter pautado, de uma vez por todas, o tema da definição das Atribuições da Carreira Auditoria no Congresso Nacional e, acima de tudo, forçado o envolvimento do próprio Ministério da Fazenda nas negociações que apresentaram os seguintes resultados: a definição de um prazo para apresentação, por parte da Receita Federal, do trabalho de mapeamento de processos; e, principalmente, por ter feito com que o tema atribuições envolvesse diretamente o Ministério da Fazenda.


Foi informado aos participantes da reunião que os diretores do Sindireceita se reunirão com o secretário da RFB ainda na tarde de hoje, dia 14. A reunião tratará de Atribuições, do mapeamento de processos e dos efeitos negativos da nota COSIT.


A presidenta do Sindireceita informou ainda que a postura adotada pela administração e por entidades contrárias aos interesses dos Analistas-Tributários foram devidamente notadas e reprovadas por um conjunto importante de parlamentares que já estão atuando junto ao Poder Executivo e que hoje, certamente, o apoio as propostas que visam o resgate e a modernização das atribuições do Analista-Tributário foi ampliado de forma significativa no Congresso. Um exemplo concreto desse apoio foi a aprovação das emendas 40 e 41 na Comissão Mista e a inclusão dessas propostas no texto do PLV 01.


Nesse novo contexto, a Diretoria do Sindireceita passa, desde já, a pressionar ainda mais a administração da Receita Federal para que conclua o mapeamento de processos. A articulação nesse ponto também será feita junto ao Ministério da Fazenda que está devidamente pautado sobre o tema. Reuniões com a administração da RFB e com o Ministério da Fazenda (já foi solicitada) passam a fazer parte dessa agenda de trabalho, assim como o tema seguirá sendo discutido no Congresso Nacional em todas as oportunidades que surgirem, assim como a Diretoria continuará a trabalhar pela a abertura de diálogo sobre este tema nas comissões, audiências públicas e em reuniões com deputados e senadores.


Após a análise relativa a tramitação da MP, a presidenta do Sindireceita destacou que o foco do trabalho parlamentar agora está inteiramente voltado para a luta em favor da aprovação da PEC 391, que pode inclusive ser votada hoje na Câmara dos Deputados. Sílvia de Alencar fez uma análise da conjuntura política atual e dos entraves para aprovação da PEC no Congresso que exige um quórum mínimo de 3/5 de votos favoráveis do total de membros da Casa, ou seja, o equivalente a 308 votos. Neste momento, reforçou, a presidenta do Sindireceita, o esforço está focado em manter a PEC na pauta e trabalhar para que haja quórum na casa para a votação e aprovação do projeto. O Sindicato também tem mantido encontros com representantes das demais carreiras beneficiadas com a proposta e o trabalho de acompanhamento no Congresso tem sido diário.


O vice-presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, destacou que o Sindicato reforçará ainda mais o trabalho técnico e parlamentar e ampliará a argumentação e a produção de materiais de apoio visando a aprovação da PEC 391, que passa a ser o foco da atividade no Congresso, mas, ao mesmo tempo, atuará com firmeza cobrando do Executivo e construindo no Legislativo uma agenda de discussões e debates relativos ao projeto de atribuições. Ainda junto a administração, Geraldo Seixas, reforçou que o Sindicato intensificará os trabalhos para fazer avançar as discussões sobre a implementação do Bônus de Eficiência, da efetivação do porte de arma para a categoria, e implantação da indenização de fronteira, entre outros pontos.


Ações


O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindireceita, Thales de Freitas detalhou o trabalho que está em curso e solicitou a todos os delegados sindicais e aos Analistas-Tributários que durante as assembleias e atos que serão realizados amanhã, dia 15, que façam uma análise criteriosa das inverdades contidas na Nota Cosit-E nº 94, de 31/03/2015, que poderão subsidiar as iniciativas da DAJ, bem como o trabalho que a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita fará junto a administração da RFB relacionada ao mapeamento de processo.


 


 


NOTÍCIAS DO BOLETIM Nº 067 DE 14 DE ABRIL DE 2015


 




  1. Em reunião com o secretário da RFB Sindireceita questiona Nota Cosit-E nº 94




  2. Conclamamos os Analistas-Tributários a participarem HOJE do Dia Nacional de Mobilização em prol das Atribuições




  3. Diretoria Executiva Nacional conclama os filiados a participar nesta quarta-feira do Dia Nacional de Mobilização em prol das Atribuições




  4. COGEP apresenta ao Sindireceita conclusões iniciais do mapeamento de processos de trabalho da Receita Federal




  5. A modernização das atribuições continua pautada no Congresso e a justiça tomará conhecimento dos abusos e das ilegalidades da administração da RFB




  6. Chega de intermediários – É hora de cobrar do Ministério da Fazenda uma solução definitiva para atribuições




  7. Analistas-Tributários mobilizados – Assembleias locais em 15/04




  8. Criado Conselho Estadual de Delegacias Sindicais do Sindireceita na Bahia




  9. Delegado Sindical do Sindireceita em Porto Velho ministrou palestras em Rondônia




  10. Analista-Tributário participa de Mesa Redonda sobre Imposto de Renda 2015




  11. MP 660 é aprovada sem emendas. Ministério da Fazenda determina discussão das atribuições na RFB




  12. Alfândega do Porto de Manaus, Sindireceita e ETCO promovem a Semana Original em Manaus




  13. Denuncie as restrições de nossas atribuições e portarias ilegais de delegação de competência




  14. Passo a passo para inscrições dos participantes do CNRE




  15. Instruções para envio de Atas com Propostas pelas Delegacias Sindicais, CEDS e Diretoria Executiva Nacional




  16. Instruções para Indicação de participantes do LXIII CNRE




  17. IMPOSTO DE RENDA SOBRE O ABONO DE PERMANÊNCIA




  18. Direito de resposta requerido pelo Unafisco Sindical Regional de São Paulo é novamente julgada improcedente




  19. Sindireceita requer ingresso como Amicus Curiae em ADI que debate a legalidade da MP 664/2014




  20. Orientações quanto a declaração do Imposto de Renda decorrentes de valores recebidos no precatório da RAV devida




  21. Edital de Convocação – LXIII CNRE




  22. Edital de convocação Reunião Ordinária CEDS/RJ – Eleição e Posse da Mesa Diretora




  23. Edital de convocação Reunião Ordinária CEDS/RJ – Eleição dos Conselheiros para CNRE




  24. Edital de Convocação AL – DS Campinas/SP




  25. Edital de Convocação AL – DS Recife/PE




  26. Edital de Convocação Assembleia Local DS/SP




  27. Edital de convocação DS Varginha/MG




  28. Edital de convocação Assembleia Local DS Fortaleza/CE




  29. Edital de Convocação Assembleia Local – DS Paraíba




  30. Edital de Convocação Assembleia Local – DS Ponta Grossa/PR




  31. Edital de convocação AL – DS Rio Grande/RS




  32. Edital de Convocação AL – DS Bauru/SP




  33. Edital de Convocação AL – DS Aracaju/SE




  34. Edital de Convocação AL – DS Sorocaba/SP




  35. Edital de Convocação AL – DS Niterói/RJ




  36. Edital de Convocação DS Marília/SP




  37. Edital de convocação DS Ribeirão Preto/SP




  38. Edital de Convocação DS Florianópolis/SC




  39. Edital de Convocação AL – DS Cumbica-Guarulhos/SP




  40. Edital de Convocação AL – DS Campo Grande/MS




  41. Processo Simplificado de Seleção para agente da ARF em Cataguases/MG




  42. Processo Simplificado de Seleção (PSS) para Agente de Frutal




  43. Vagas para ATRFB’s e chefias




  44. Analistas-Tributários de todo o Brasil participam de mobilização em prol das atribuições