Proposta para servidores avança pouco e governo é duramente criticado em reunião no MPOG

Em mais uma reunião realizada no Ministério do Planejamento (MPOG) o governo voltou a apresentar uma proposta que prevê poucos avanços para os servidores públicos federais. No fim da tarde de ontem, dia 20, a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar e o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrósio, participaram da reunião com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, para mais uma discussão relativa a pauta de reivindicações conjunta dos servidores. A reunião também contou com a presença dos demais representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef).

Na reunião, o governo avançou pouco em relação à proposta apresentada anteriormente, com previsão de um reajuste de 22,5% para o auxílio-alimentação e auxílio-saúde, cujos últimas correções ocorreram em 2013. De acordo com o MPOG, essa proposta cobriria a inflação de 2013, 2014 e a estimativa para 2015. Para o auxílio pré-escolar, conhecido como auxílio-creche, o reajuste levaria em consideração o período inflacionário acumulado desde 1995, o que daria um índice de cerca de 317%.

Com relação ao reajuste salarial o governo manteve a proposta original de 21,3% parcelados em quatro anos (proposta já rejeitada pela categoria na AGNU realizada entre os dias 1 e 3 de julho), mas acenou com a possibilidade de incluir no acordo uma cláusula de revisão para o caso da inflação ficar acima do previsto.

Os representantes das entidades que compõem o Fonasefe criticaram a proposta apresentada e também cobraram o governo por não apresentar respostas para os outros itens da pauta que, inclusive, não tem impacto financeiro, conforme abaixo:

1. Política Salarial com correção das distorções – reposição das perdas inflacionárias (índice linear);

2. Data-base 1 de maio;

3. Direito de negociação coletiva (convenção 151 OIT);

4. Paridade Salarial entre ativos e aposentados;

5. Retirada dos projetos do congresso nacional que atacam os direitos dos servidores;

6. Aprovação imediata dos projetos de interesse dos servidores;

7. Isonomia dos benefícios (Auxílio alimentação e Plano de Saúde).

Reunião setorial

Nesta quarta-feira, dia 22, a diretoria do Sindireceita participará da primeira reunião setorial com representantes do MPOG, às 10h, para discutir as reivindicações específicas da categoria.

Fórum

Na tarde de hoje, a Diretoria do Sindireceita participa de mais uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, que será realizada às 14h.

Ontem, antes da reunião no MPOG, o diretor de Formação Sindical, Odair Ambrósio, participou de um encontro com lideranças convocado pelo Fonasefe que discutiu a estratégia de negociação com o governo.