Analista-Tributário: confira o tutorial para a geração do Certificado Digital da Autoridade Certificadora Sindireceita

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) informa aos Analistas-Tributários filiados em todo o País que está disponível, no canal do Sindireceita no YouTube, um vídeo explicativo contendo um passo a passo para a geração do Certificado Digital da Autoridade Certificadora Sindireceita, por meio do aplicativo do Sindicato. A certificação será usada, a princípio, para assinar digitalmente as Prestações de Contas das Delegacias Sindicais.


 


A LXIX Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Representantes Estaduais (CNRE), ocorrida em abril de 2017, deliberou que a funcionalidade seria utilizada para a avaliação da certificação. Na próxima reunião do Conselho, será analisada a expansão do uso do certificado para substituir os diversos formulários e documentos internos por documentos digitais.


 


Para solicitar o Certificado Digital por meio do aplicativo do Sindireceita, o ATRFB deve criar uma senha pessoal e intransferível, que protegerá a certificação contra usos por terceiros. Nesta etapa, o servidor também poderá informar se deseja ser notificado, por e-mail e SMS, a cada utilização do certificado. Após a solicitação, a Diretoria de Tecnologia da Informação do Sindireceita gerará o Certificado Digital.


 


Os Analistas-Tributários filiados poderão solicitar quantos certificados necessitarem, mas poderão ter apenas um certificado ativo. Em caso de esquecimento da senha, o servidor deverá cancelar o certificado e solicitar um novo. Todas as atividades relacionadas a um certificado são arquivadas e podem ser consultadas a qualquer momento, para garantir a integridade e a autenticidade de todas as assinaturas efetuadas com os certificados emitidos pela ICP-Sindireceita.



Confira o tutorial completo abaixo:



 


App Sindireceita


 


O aplicativo para smartphones do Sindireceita foi lançado em novembro de 2016 para gerar maior praticidade aos filiados no acesso a informações do Sindicato. Disponível nas lojas dos sistemas iOS e Android, o App oferece diversas funcionalidades que, anteriormente, apenas podiam ser acessadas por meio da Área Restrita do site do Sindireceita. O aplicativo está em processo de constante otimização e, gradativamente, todas as funcionalidades da Área Restrita estarão disponíveis neste canal.


 


Acessando o App, o ATRFB filiado pode conferir informações como mensalidades sindicais, dados sobre a sua filiação, realizar inscrição em eventos sindicais, além de visualizar resultados de Assembleias Gerais Nacionais Unificadas (AGNU) e vídeos da TV Sindireceita. Os delegados sindicais contam com funcionalidades específicas, entre elas a possibilidade de consultar dados de ATRFBs filiados e números de sua Delegacia Sindical (DS).



 

Imprimir