Analistas-Tributários de todo o Brasil e diretores do Sindireceita participaram neste fim de semana em Brasília da reunião ampliada do Fonasefe

Analistas-Tributários de todo o Brasil e os diretores de Comunicação, Odair Ambrosio; de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Ricardo José Castro Ramos Júnior e o diretor Breno Rocha participaram neste fim de semana, de 04 a 06 de agosto em Brasília, da reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

Na sexta-feira, dia 04, os trabalhos foram abertos com a palestra do analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), André Santos, que fez uma avaliação de conjuntura. De acordo com André Santos, os servidores públicos correm o risco de demissão por insuficiência de desempenho, projeto que, segundo ele, já está sendo discutido pelos gestores públicos nos bastidores. Ele chamou a atenção para a retomada do sentido de classe. “Perdemos muito com a posição de alguns servidores que se separam dos trabalhadores celetistas. Quando celetistas e estatutários não se preocupam um como outro, a classe trabalhadora enfraquece. Temos que recompor a noção de classe, de classe trabalhadora”, afirmou.

Outras palestras marcaram a reunião do fórum de servidores, entre elas, a da auditora fiscal aposentada da Receita Federal, que é também fundadora e coordenadora do movimento “Auditoria Cidadã da Dívida”, Maria Lucia Fattorelli, abordou a importância de os servidores públicos lutarem pela auditoria da dívida pública, que consome grande parte do orçamento público federal; a palestra do analista econômico Max Leno, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) e a palestra da representante Erika Andreassy, do Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese) e a participação dos representantes sindicais que participaram da reunião do fórum.

Encaminhamentos

Durante o evento, servidores públicos de todo o Brasil discutiram os rumos do serviço público federal e decidiram por aclamação, criar calendário de mobilização e luta a partir das datas de luta das entidades: sendo dia 11 de agosto - dia nacional em defesa da educação pública; dia 16 de agosto - dia nacional de lutas contra a terceirização e dia nacional de lutas em defesa da saúde e da previdência pública. O Fórum aprovou indicativo de greve ou paralisação do funcionalismo público federal para serem discutidos nas respectivas entidades.

As entidades representadas durante a reunião acertaram no calendário de lutas, que em agosto e setembro vão realizar mobilizações estaduais com a seguinte pauta: revogação da EC 95 (PEC dos gastos); revogação da Reforma Trabalhista; revogação da Terceirização; barrar a contrarreforma da Previdência; barrar o PDV; pelo arquivamento do PL 248/2008 e do PL 116/2017.

O Fonasefe é um Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, constituído durante a campanha salarial de 2012, para fortalecer as demandas comuns dos servidores públicos federais. Atualmente cerca de 25 entidades sindicais participam do Fórum, cujo objetivo é entre outros: ampliar o debate das entidades sindicais do Fonasefe para lutar contra o desmonte do serviço público formatado pela Emenda Constitucional N. 95/16, Reforma Trabalhista (terceirização) e Reforma da Previdência; promover avaliação política do atual cenário indicando perspectivas futuras; promover a unidade de ação na defesa dos servidores e da melhoria de qualidade dos serviços públicos para a população.

Reunião preparatória

Antes de partirem para a reunião ampliada do Fonasefe no fim de semana, representantes sindicais do Sindireceita se reuniram na sede do Sindicato em Brasília. Ao todo, foram 19 ATRFB participando da reunião ampliada do Fonasefe em Brasília.