Diretor de Defesa Profissional do Sindireceita ministra palestra em assembleia da DS Niterói/RJ

As atribuições dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) e o Mapeamento de Processos de Trabalho foram temas de palestra ministrada pelo diretor de Defesa Profissional do Sindireceita, Alexandre Magno Cruz, na manhã dessa terça-feira, dia 15, durante assembleia da Delegacia Sindical (DS) em Niterói/RJ. O encontro contou com a presença de cerca de 20 servidores do cargo. O diretor da DEN e delegado sindical de Niterói, Ney Mello, participou e deu todo o suporte necessário ao evento. O delegado da RFB em Niterói, Fernando José da Rocha Velho, também participou do evento e fez vários questionamentos ao palestrante, demonstrando satisfação com as respostas recebidas. Ao final, o delegado da RFB, elogiou o trabalho desenvolvido pela Diretoria do Sindireceita.

Ao falar sobre o Mapeamento de Processos de Trabalho da RFB, o diretor Alexandre Magno destacou também o papel profissional do Analista-Tributário na Receita Federal do Brasil, como servidor qualificado de nível superior, que, uma vez integrante da carreira específica de que trata o inciso XXII do art. 37 da Constituição da República de 1988, exerce atividades essenciais ao funcionamento do Estado, demonstrando aos colegas presentes nas assembleias locais os processos de trabalho da RFB, onde há esse reconhecimento expresso, inclusive com poder decisório, conforme suas atribuições definidas na Lei 10.593/2002 e no CTN.

Na oportunidade, o diretor Alexandre Magno fez ampla exposição sobre a história do cargo dos Analistas-Tributários e suas atribuições ao longo do tempo, prestando diversos esclarecimentos aos ATRFBs sobre a aplicação dos resultados do Mapeamento às suas rotinas de trabalho e pautando a necessidade de cada colega assumir sua identidade profissional, como forma de enfrentar os desafios lançados à Instituição para superar a crise fiscal brasileira.

5