Sindireceita participa de homenagem às mulheres parlamentares na Câmara dos Deputados

As Procuradorias da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado, com o apoio do Sindireceita, homenagearam nesta quarta-feira, 21/03, as mulheres parlamentares pelo Dia Internacional da Mulher. Durante a homenagem, a diretora de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sílvia de Alencar, entregou placas de homenagem às procuradoras da mulher na Câmara, deputada Gorete Pereira PR/CE e no Senado, senadora Vanessa Grazziotin, PCdoB/AM, pelo trabalho que elas realizam em defesa da mulher e em defesa dos Analistas-Tributários da Receita Federal junto ao Congresso Nacional.

Sílvia de Alencar abriu o evento no salão nobre da Câmara dos Deputados agradecendo o trabalho das parlamentares em defesa das mulheres no Parlamento. “Minha homenagem a todas as parlamentares é um reconhecimento e aplauso pelas guerreiras que essas mulheres são. Elas representam todas as mulheres do nosso país, que não deixam de ser mães, esposas, trabalhadoras e se desdobram em todas as suas tarefas”, observou.

A deputada Gorete Pereira, PR/CE, agradeceu a homenagem do Sindicato e destacou a importância do evento como mecanismo de estímulo à maior participação feminina no Parlamento. Ela também abordou a importância da reflexão sobre a violência indireta contra as mulheres, por meio da precariedade na prestação de serviços públicos. “Se falta água ou saúde, quem sofre mais por isso é a mulher que, na maioria das vezes, é quem cuida dos afazeres domésticos e dos filhos adoentados. Somos as maiores vítimas da ineficiência dos serviços e neste sentido quero homenagear o Sindireceita, parceiro de luta para melhorar a prestação de serviços”, afirmou.

A deputada Benedita da Silva, PT/RJ, agradeceu ao Sindicato pelo apoio ao evento e falou do trabalho da vereadora Marielle Franco (Psol), morta a tiros, dia 14 de março, no Rio de Janeiro. A parlamentar Mariana Carvalho, PSDB/RO, também questionou o sistema penitenciário feminino no Brasil e cobrou mais celeridade nos julgamentos das mulheres presas sem o devido processo legal. A deputada Carmem Zanotto, PPS/SC, destacou a importância de não banalizar a violência e destacou em seu discurso o papel do Sindireceita ao assumir o protagonismo da homenagem.

A deputada Zenaide Maia, PR/RN, destacou a importância da homenagem e disse que o evento dá visibilidade ao trabalho das deputadas e que isso serve de estímulo para que a população adote uma postura de apoiar mais as mulheres na representação política. Janete Capiberibe, PSB/AP, cobrou mais atenção das políticas públicas para a igualdade de gênero. Ela também afirmou que as mulheres estão morrendo por omissão do poder público com a precarização na prestação de serviços e com a reforma trabalhista e terceirização.

A deputada Flávia Morais, PDT/GO, parabenizou o apoio do Sindireceita ao evento e também alertou aos presentes sobre a sub-representação feminina no Congresso Nacional. A deputada Elcione Barbalho, PMDB/PA, lamentou a sub-representação das mulheres nos postos de comando da nação. Rosinha da Adefal, Avante/AL, prestou homenagem à vereadora Marielle Franco e pediu mais respeito às pessoas especiais. Luana Costa PSB/MA, destacou a proposta apresentada pelo senador Romário (PSB-RJ) que reserva vagas de deputado e vereador para pessoas com deficiência.

Senadoras

A senadora Vanessa Grazziotin, PCdoB/SC, ao receber a placa, destacou o trabalho do Sindireceita em prol do serviço público e da igualdade. “Já caminhamos junto com a Sílvia e com o Sindireceita há muitos anos e são muitas bandeiras de luta em defesa do serviço e do servidor público. Defendendo o serviço público estamos defendendo toda a sociedade que é usuária deste serviço. Parabenizo e agradeço ao Sindireceita pela iniciativa”, homenageou. A senadora Fátima Bezerra, PT/PB, enfatizou que a comoção mundial em função da morte da vereadora Mareille Franco está fortalecendo as bandeiras de luta da vereadora.

Participação: Além das deputadas que fizeram discurso na homenagem também participaram do evento as deputadas: Creuza Pereira, PSB/PE; Yeda Crusius, PSDB/RS; Conceição Sampaio, PP/AM.

Bancada Feminina 16