Sindireceita participa de Fórum de Relações Parlamentares das Entidades dos Servidores Públicos

Alinhar perspectivas e otimizar a atuação das entidades de representação dos servidores públicos no Congresso Nacional são os principais objetivos do Fórum de Relações Parlamentares das Entidades dos Servidores Públicos, realizado pela Pública – Central do Servidor, nesta segunda-feira, dia 6, em Brasília/DF. O Sindireceita esteve representado, na oportunidade, pelos diretores da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Sílvia de Alencar (Assuntos Parlamentares) e Breno Rocha.

 

O fórum foi realizado durante a manhã e tarde desta segunda-feira, no Allia Gran Hotel Brasília Suítes, com a presença de representantes de diversas entidades sindicais e ativistas do setor associativo dos servidores públicos. Ao longo do dia, os participantes do evento contaram com diversas atividades voltadas para a qualificação de lideranças na condução de relações com parlamentares e opinião pública, além de orientações sobre planejamento de trabalho parlamentar de forma coletiva e setorial pelas entidades.


No turno da manhã, o fórum contou com as palestras "O poder da transparência da reputação política", realizada pelo consultor da Transparência Internacional, Guilherme France; “O que é Parlamento Aberto”, ministrada pelo sociólogo e fundador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri; e “Relações Parlamentares na Nova Política”, realizada pelo professor da Faculdade de Administração Pública da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Coelho. Após as palestras, o evento contou com a Mesa redonda “Relações Parlamentares e Relações Governamentais - Qual a direção?”, com a participação do especialista em relações governamentais e professor do Ibmec, Eduardo Galvão, e da conselheira do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov), Fernanda Burle.

 

À tarde, o encontro teve continuidade com o painel “Como envolver partidos e lideranças nas causas de interesse público”, com a participação de representantes da Fundação Ulisses Guimarães, Fundação Perseu Abramo, Instituto Teotônio Vilela, Fundação João Mangabeira, entre outras entidades. Após o painel, os participantes do evento reuniram-se na Oficina de Planejamento 2018, voltada para a criação de comissões e ações das entidades dos servidores públicos para relações parlamentares.