Sindireceita lança na AGN o livro Analistas-Tributários da Receita Federal – Décadas de lutas e conquistas

Sindireceita lança na AGN o livro  Analistas-Tributários da Receita Federal – Décadas de lutas e conquistas

A Diretoria Executiva Nacional do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) lançou na noite de ontem, dia 20, o livro Analistas-Tributários da Receita Federal – Décadas de lutas e conquistas. O lançamento do livro integrou a programação da XV edição da Assembleia Geral Nacional do Sindireceita, que acontece até o dia 24 de agosto, em Recife/PE.

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, destacou que o livro é uma homenagem a todos os Analistas-Tributários e reforça o espírito coletivo do Sindicato, que, assim como defende à Diretoria, não deve ser personificado.

O livro Analistas-Tributários da Receita Federal – Décadas de lutas e conquistas é um esforço para registrar os principais acontecimentos da história do cargo de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil e de seu Sindicato. Mais do que apresentar os principais fatos que marcaram a construção do cargo e do Sindicato, a obra também se propõe a expor, ainda que parcialmente, outros acontecimentos políticos, econômicos e sociais que permearam as principais lutas e conquistas da categoria. Os fatos narrados na obra se iniciam ainda na década de 1960, com a criação da então Secretaria da Receita Federal e prosseguem até a atualidade. Esse também é um resgate de fatos históricos e de memórias que incentiva cada leitor a fazer uma reflexão sobre os acontecimentos que, em sua grande maioria, são descritos de forma direta, sem julgamentos e personalismos.

Relembrar os fatos marcantes da história do cargo e do Sindicato também reforça em cada Analista-Tributário o sentimento de unidade, de pertencimento, de conjunto e contribui para que a categoria prossiga em sua jornada. Ao resgatar os grandes momentos do cargo e do Sindicato, fica evidente que as principais conquistas dos Analistas-Tributários se deram em períodos de extrema incerteza e instabilidade política, econômica e social, que são as marcas da história do País. Marca também a história do cargo a forte participação das bases nos grandes momentos da categoria. Todas as conquistas foram precedidas de mobilizações, atos, lutas, eventos técnicos, seminários, encontros regionais, construção de propostas, projetos, elaboração de pareceres, de emendas e de trabalho parlamentar.

O livro é também uma homenagem a todos os Analistas-Tributários da Receita Federal que contribuíram e seguem contribuindo para o fortalecimento da Receita Federal do Brasil e que lutaram e continuam lutando pela valorização e pelo reconhecimento do nosso cargo. É, portanto, uma homenagem a cada Analista-Tributário, mas, principalmente, a toda a categoria que compreendeu, desde o início, a importância da unidade, da luta conjunta, da construção coletiva e do fortalecimento da nossa identidade.

O livro também registra as transformações do cargo, da Carreira, da Receita Federal e de suas repercussões para o Sindicato. Ao longo dos anos, o Sindireceita passou por importantes evoluções em suas estruturas e em suas formas de representação e de participação. O Sindicato tornou-se uma importante referência no meio sindical ao qualificar-se para participar de debates sobre a Administração Tributária e Aduaneira. Nesse processo, o Sindireceita também se consolidou como uma referência nas principais discussões sobre o serviço público brasileiro, ações que de forma direta contribuem para o fortalecimento da imagem e da identidade do cargo de Analista-Tributário.