Analista-Tributário representa Receita Federal em premiação "As 100+ Inovadoras no Uso de TI"

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil e chefe da Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação (Ditec) da 8ª Região Fiscal, Alberto Teruhiko Yoshioka, representou o Órgão na cerimônia de premiação “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, um estudo que reúne e avalia projetos de Tecnologia da Informação que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras.

A Receita Federal do Brasil foi uma das vencedoras do prêmio, conquistando o 3º lugar na categoria setor público e o 82º lugar no ranking das 100+. O prêmio teve o resultado anunciado durante o primeiro dia do IT Forum Expo, evento realizado na cidade de São Paulo nos dias 17 e 18 de outubro.

O Analista-Tributário e chefe da Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação, um dos colaboradores nas Inovações na RFB, tem como base a governança de TI que usa ferramentas adequadas para a conquista do prêmio, entre elas a Inteligência Artificial, o machine learning, a blockchain, a internet das coisas e a mineração de dados. Segundo Yoshioka, "a TI estratégica do órgão, responsável pela inovação, conta com várias ferramentas necessárias para garantir segurança dos dados alinhada à governança de TI e ao atendimento ágil, melhorando consideravelmente a produtividade", frisou.

O prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, concedido pela empresa IT Mídia, em parceria com a empresa PwC, avalia empresas dos setores econômicos mais importantes do País, contextualizando a inovação por meio da combinação de processo versus a prática na utilização da tecnologia em benefício da inovação empresarial.

Na edição de 2018, foram recebidas 178 inscrições, sendo 146 cases válidos. Dessa lista, cem foram classificados e 17 executivos levaram o troféu de mais inovador na categoria da qual participou.