LXXIII CNRE aprova orçamento do Fórum Nacional de Debate de Base para 2019

Por unanimidade (30 votos), os delegados presentes na LXXIII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita aprovaram, na noite desta segunda-feira, dia 3, o orçamento do Fórum Nacional de Debate de Base (FNDB) para o ano de 2019, com uso do Fundo de Reserva da categoria. O plano de despesas foi apresentado pelos membros do fórum Odair Ambrósio (coordenador executivo adjunto), Arthur Santana (coordenador geral) e Roberta Costa de Araújo (coordenadora geral adjunta). A reunião do CNRE ocorre no hotel Windsor, em Brasília/DF.

O FNDB é a nova denominação do Planejamento Estratégico da categoria, executado de 2016 a 2018. Os resultados do Planejamento foram apresentados durante a XV Assembleia Geral Nacional (AGN) do Sindireceita, ocorrida em agosto deste ano, em Recife/PE. Na oportunidade, os delegados da XV AGN deliberaram pela manutenção da iniciativa como uma política permanente do Sindicato, por meio da realização de ciclos de avaliação, debates e proposições conduzidos na forma do Fórum Nacional de Debate de Base. O FNDB tem como intuito ampliar a participação dos Analistas-tributários no processo de construção de diretrizes de ações estratégicas da categoria.

O fórum conta com ciclos de ações trianuais, que serão reavaliados e submetidos à apreciação da categoria a cada AGN. O colegiado é composto por dois representantes por região Fiscal (um titular e um suplente) e dois coordenadores executivos representando a DEN, Odair Ambrósio e Eduardo Schettino (coordenador executivo e diretor de Estudos Técnicos).

A primeira reunião dos membros do FNDB ocorreu na última sexta-feira, dia 30 de novembro, na sede da Diretoria do Sindireceita em Brasília. Na oportunidade, os participantes elegeram como coordenador geral do fórum o ATRFB Arthur Santana (da DS João Pessoa/PB) e como coordenadora geral adjunta a ATRFB Roberta Costa de Araújo (delegada sindical adjunta da DS Salvador/BA).

Na noite de hoje, os membros do FNDB também apresentaram aos participantes da LXXIII Reunião Ordinária do CNRE as ações previstas para o próximo ano, que incluem um ciclo de capacitação de representantes que será conduzido pelo cientista político Rudá Guedes Ricci e reuniões dos coordenadores nos meses de abril e dezembro. Em 2020, o FNDB promoverá assembleias para ouvir os Analistas-Tributários nas bases em todo o país e, em 2021, o fórum realizará uma plenária para consolidar um relatório contendo as propostas coletadas nas bases, que será apresentado à categoria durante a XVI AGN.