Parabéns a todos os servidores da Receita Federal do Brasil pelo seu dia, comemorado nesta segunda, 17/12

O Sindireceita parabeniza a todos os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil pelo Dia do servidor da Receita Federal do Brasil, comemorado nesta segunda-feira, 17 de dezembro. O trabalho do Analista-Tributário é árduo e sempre é executado com profissionalismo, dedicação e compromisso, marcas indissociáveis do trabalho dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que não podem deixar de ser ressaltadas especialmente quando se celebra o Dia do Servidor da Receita Federal, dia 17 de dezembro. São os Analistas-Tributários da Receita Federal que executam e participam das atividades de arrecadação, cobrança administrativa, fiscalização, pesquisa e investigação fiscal, controle da arrecadação e preparo e julgamento, em primeira instância, dos processos administrativos. No controle aduaneiro, são também estes servidores que operam na linha de frente na prevenção e combate à sonegação fiscal, ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, à fraude comercial, ao tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

O servidor da RFB é o responsável pela gestão e execução das atividades de arrecadação, lançamento, cobrança administrativa, fiscalização, pesquisa e investigação fiscal e controle da arrecadação administrada dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País. Nesta data especial parabenizamos àqueles que exercem as funções essenciais para que o Estado cumpra sua obrigação arrecadatória e consequentemente redistributiva.

Tamanha é a importância do servidor da Receita Federal que o faz merecedor de justa valorização por parte dos gestores públicos, e destacamos aqui o trabalho realizado pelos Analistas-Tributários que se dedicam a inúmeras atividades que são essenciais ao País e à sociedade. Nos Centros de Atendimento ao Contribuinte, Agências, Delegacias, Alfândegas, Inspetorias, Superintendências e nas demais unidades, desempenhando atribuições fundamentais para a Administração Tributária e Aduaneira e essenciais ao País e à sociedade.

O Analista-Tributário na RFB

O cargo de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, servidor de nível superior, que integra a Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil desde a sua criação, compõe o rol das Carreiras Típicas de Estado, justamente pela importância das atribuições desempenhadas por seus integrantes. Nosso profissionalismo nos incentivou a ir além das nossas tarefas cotidianas e sugerimos para os gestores dos recursos públicos ferramentas para que o País possa enfrentar a crise fiscal sem a necessidade de aumento ou criação de novos impostos. Com o nosso trabalho, temos condições objetivas de ajudar na superação dessa crise e as nossas sugestões são especificamente para o fortalecimento da Receita Federal do Brasil.

Nesta data tão importante para o conjunto dos servidores do órgão, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita presta uma homenagem a cada profissional, em especial aos Analistas-Tributários, ativos e aposentados que contribuem para construção de uma Receita Federal justa e forte. Parabéns a todos os servidores da Receita Federal do Brasil, em especial aos Analistas-Tributários!

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita