Analista-Tributário aposentado, Francisco Pinto, da DS Porto Velho, promove semana de eventos de Educação Fiscal em Rondônia e esclarece dúvidas sobre o IRPF/2019

O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB) aposentado, e secretário de Finanças da DS Porto Velho/RO, Francisco Pinto, concedeu na semana passada entrevistas a emissoras de rádios e TV’s de Rondônia, no período de 12 a 15/03.


O objetivo foi promover eventos de Educação Fiscal pelo Sindireceita Rondônia, por intermédio de esclarecimentos a dezenas de perguntas sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2019, ano-calendário de 2018 (IRPF/2019).


No dia 12, terça-feira, em Ariquemes, Francisco falou ao programa “Fala Ariquemes”. No dia 13, quarta-feira, em Ji-Paraná, participou do jornalismo da Rádio Alvorada e do programa “Fala Ji-Paraná”. Já na sexta-feira, dia 15, encerrando a “maratona” em Vilhena, o secretário de Finanças da DS Porto Velho foi ao programa “Plantão de Polícia”, além de participar do programa jornalístico da rádio FM Onda Sul. Os programas de TV’s são todos da Rede TV no estado de Rondônia.


Em todos os programas, o entrevistado abordou as regras e o prazo de entrega da Declaração do IRPF/2019, as novidades para o ano, bem como deu dicas para o declarante evitar cair na “malha fina”. “O cidadão precisa se certificar de que está informando todos os rendimentos, inclusive de dependentes que tenham rendimentos que, isoladamente, não o obrigue a declarar e só inserir despesas dedutíveis permitidas pela legislação”, disse.

 

Palestra


O ATRFB aposentado ainda ministrou uma palestra sobre a legislação do IRPF para cerca de duzentos professores e acadêmicos do curso de Ciências Contáveis da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa).