TCU mantém pagamento do Bônus de Eficiência e recomenda prazo para que Ministério da Economia e Casa Civil regulamentem a Lei 13.464/2017

TCU mantém pagamento do Bônus de Eficiência e recomenda prazo para que Ministério da Economia e Casa Civil regulamentem a Lei 13.464/2017

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na tarde desta quarta-feira, dia 21, acórdão que mantém o pagamento do Bônus de Eficiência aos servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e estabelece prazo de 30 dias, que pode ser prorrogado, para que o Ministério da Economia e a Casa Civil regulamentem a Lei 13.464/2017. O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, e a coordenadora jurídica da Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindireceita, Alessandra Damian, acompanharam a sessão do plenário do TCU, que assegurou a manutenção do pagamento do Bônus.

 

Audiencia no TCU 21 08 2019 13

 

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, destacou que a decisão do TCU, que mantém o pagamento do Bônus de Eficiência e estabelece prazo para a regulamentação foi mais um passo importante para encerrar o processo de negociação que se arrasta há mais de quatro anos. “O primeiro ponto que devemos destacar é que foi unânime a votação no sentido de preservar o pagamento do Bônus de Eficiência. Também foi muito importante o posicionamento do relator de encaminhar ao Executivo orientações para a regulamentação da Lei, voto que foi acompanhado pela maioria dos ministros”, destacou.

 

Geraldo Seixas ressaltou a necessidade de maior integração entre as instituições. “O ministro Bruno Dantas também externou a conversa que teve com o ministro da Economia, quando o mesmo assumiu o compromisso de resolver definitivamente essa questão. É importante frisar que temos feito um acompanhamento intenso no Ministério e no TCU. Ontem, passamos o dia conversando com os ministros no sentido de buscar uma convergência entre as instituições, para que de forma harmônica, possamos encerrar essa questão”, destacou.

 

Audiencia no TCU 21 08 2019 15


Votos

 

Por maioria, os ministros aprovaram o voto do relator Bruno Dantas que recomenda ao Ministério da Economia e à Casa Civil da Presidência da República prazo para regulamentação da parcela variável do Bônus de Eficiência. De acordo com o relator, a regulamentação deve se dar por meio de projeto de lei e ou medida provisória, assim como deve estabelecer as respectivas bases de cálculo.

 

O ministro Bruno Dantas reforçou que “não haverá perda do Bônus fixo que já é pago hoje porque o governo já está estudando algumas medidas para suspender isenções fiscais, portanto, haveria o pleno cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a partir dessa medida compensatória”.

 

Ao acolher as mudanças propostas no plenário, o relator disse ainda que manteve diálogo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para que possam ser criadas as condições técnicas para a implementação do Bônus. “Tenho preocupações com essas 21 mil famílias de Analistas-Tributários e Auditores da Receita Federal que de alguma forma incorporaram esses valores ao seu padrão de vida e, evidentemente, é difícil perder isso do dia para a noite. Consternado com essa situação, procurei uma audiência com o ministro da Economia Paulo Guedes e expressei algumas preocupações. Ele se mostrou absolutamente disposto a encontrar uma solução para que esses servidores da Receita Federal não amarguem essa perda nos seus vencimentos”, acrescentou.

 

Audiencia no TCU 21 08 2019 7

 

Ao apresentar seu voto, o ministro revisor Raimundo Carreiro disse que acompanharia o relator. “Acompanho o relator e apenas proponho ao plenário que ele possa, se for necessário, prorrogar o prazo para atendimento desse item do acórdão”, acrescentou. O ministro Vital do Rêgo destacou o aperfeiçoamento do voto apresentado pelo revisor. “Também fico confortável com a proposta de delegar ao relator que, monocraticamente, poderá ampliar o prazo, se necessário”, disse.