Receita Federal no Rio de Janeiro e Espírito Santo amplia orientação e meios de atendimento aos contribuintes

Em virtude da pandemia do Coronavírus, com finalidade de diminuir e até mesmo evitar a circulação de pessoas neste momento, a Receita Federal, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, disponibiliza e amplia os canais virtuais de atendimento, com ênfase na preservação do atendimento presencial nos casos de urgência. Essas medidas são importantes para prevenção da saúde e visam à proteção dos contribuintes que procuram os serviços, bem como dos servidores e colaboradores que ali trabalham. Elas seguem as recomendações e medidas preventivas impostas pelos órgãos competentes para reduzir o risco de proliferação do Coronavírus (Covid 19).

 

A Receita Federal possui alguns canais virtuais de atendimento: Portal e-CAC, Chat RFB, Fale Conosco e Ouvidoria. Todas as orientações relativas a esses canais e quais serviços podem ser realizados por eles estão disponíveis no site da Receita Federal (receita.economia.gov.br).

 

Além desses canais disponíveis na Internet, a Receita Federal na 7ª Região Fiscal disponibiliza um e-mail corporativo para que os contribuintes tenham mais um canal de atendimento à disposição. É um e-mail exclusivo para os contribuintes cujo domicílio tributário esteja nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por esse canal, os contribuintes poderão solicitar, nesse período de pandemia da Covid-19, os atendimentos de urgência e os serviços essenciais não disponíveis nos demais canais virtuais. O endereço é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

É importante que os contribuintes só compareçam a uma unidade da Receita Federal, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, se tiver urgência em sua demanda, urgência essa que será avaliada pela unidade. Mesmo nos casos de urgência, a RFB nestes estados solicita àqueles contribuintes que apresentem os sintomas da doença Covid 19, ou que tenham contato com pessoas nessa condição, que não compareçam à Receita Federal.

 


Portal e-CAC: http://receita.economia.gov.br/interface/atendimento-virtual 

Chat RFB: http://receita.economia.gov.br/contato/chat/ 

Fale Conosco: http://receita.economia.gov.br/contato/fale-conosco 

Ouvidoria: http://receita.economia.gov.br/contato/ouvidoria 

 

(Com informações da Seção de Comunicação Institucional (SACIN) - 7ª Região Fiscal - RJ/ES)