Analistas-Tributários fortalecendo o Estado para o combate à pandemia de Covid-19 – Receita Federal já recebeu 84 mil pedidos de inscrição ou regularização do CPF por e-mail

Nos últimos cinco dias, os Analistas-Tributários e demais servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) já receberam 184 mil solicitações de contribuintes para inscrição ou regularização do CPF – requisitos necessários para garantir o recebimento do auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus. Em mutirão ocorrido no feriado de 10 a 12 de abril, os servidores responderam a 90 mil pedidos. Nesta semana, outras 84 mil solicitações foram encaminhadas ao órgão, sendo 24 mil na segunda-feira, dia 13, e 60 mil na terça-feira, dia 14, quando o Fisco passou a receber pedidos de inscrição no CPF de contribuintes de todas as idades, gratuitamente, por e-mail.

 

A RFB também regularizou virtualmente, nos últimos dias, 11 milhões de CPFs que apresentavam pendências com a Justiça Eleitoral. Após contato com a Caixa Econômica Federal, o Fisco foi informado de que o sistema do banco será atualizado a partir desta quarta-feira, dia 15, permitindo a liberação destes CPFs para recebimento do auxílio emergencial.

 

Além de contribuir para que as brasileiras e brasileiros que necessitam do auxílio emergencial possam recebê-lo o mais rápido possível, este esforço conduzido pelos servidores da RFB também visa preservar a saúde dos contribuintes e do corpo funcional do órgão, evitando aglomerações nas unidades de atendimento do Fisco em tempos de COVID-19.

 

Os cidadãos que demandaram inscrição no CPF por e-mail receberão resposta em até 48h após a solicitação. Confira aqui a documentação necessária e os endereços de e-mail institucionais da RFB para a realização do procedimento. (Com informações da Receita Federal do Brasil).