Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais não participará da próxima reunião no Ministério da Economia

Os representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE) decidiram não participar da próxima reunião convocada pelo Ministério da Economia. Nesta quinta-feira, dia 5, às 15h30, FONASFE promove entrevista coletiva com participação de jornalistas, representantes sindicais e servidores públicos para apresentar as motivações do Fórum para não participar da reunião convocada pelo Ministério da Economia.

 

Durante a transmissão virtual, o FONASEFE apresentará ainda a carta que será encaminhada ao Ministério da Economia com críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que compõe parte da reforma administrativa e também contra a postura do governo que tem se negado a dialogar e negociar com os servidores.

 

As entidades que compõem o Fórum defendem a suspensão da tramitação da PEC 32/2020 e a retirada de outras propostas que igualmente atacam os serviços públicos e os direitos sociais, como as PECs 186, 187 e 188/2019.

 

O FONASEF considera que, “a tramitação da PEC e demais medidas do governo no sentido de dar andamento à reforma administrativa, é eivada de inconstitucionalidades e carrega em seu texto sérios riscos à capacidade do Estado de seguir prestando serviços públicos, gratuitos e de qualidade, que contribuam para a efetivação dos direitos sociais consagrados no texto da Constituição Federal de 1988”.

 

Na carta, os representantes do FONASEFE reforçam que estão à disposição para negociar e trabalhar para a construção de uma agenda pautada no amplo diálogo democrático entre a sociedade, os servidores públicos e o governo, mas que não voltarão a se reunir com representantes do Ministério da Economia, enquanto não houver a suspensão da tramitação da PEC 32 e das demais propostas que retiram direitos dos servidores.

 

As entidades ainda defendem a necessidade de investimentos em políticas públicas. “O FONASEFE está pronto para uma construção em que tenha espaço para trazer suas demandas e propostas. Não aceita, entretanto, e não reconhece como legítimo qualquer debate que ocorra sob a égide de uma proposta que carrega em si ameaças aos serviços públicos, aos direitos sociais da população e aos direitos dos(as) próprio(a)s servidores(as) público(a)s.”
Para participar da entrevista coletiva e live do FONASEFE acesse a página aqui. 

 

Programação:
Entrevista coletiva FONASEFE
Quinta-feira, dia 5, às 15h30
Acesse o link aqui