Sindireceita ressalta a importância de união e diálogo em ato contra a reforma administrativa

Sindireceita ressalta a importância de união e diálogo em ato contra a reforma administrativa

Em continuidade às mobilizações que acontecem em todo país nesta semana contra a reforma administrativa, o Sindireceita participou na manhã desta quinta-feira (10) de ato para marcar o Dia Nacional de luta contra a reforma administrativa em frente ao Congresso Nacional e defendeu a importância do diálogo com a sociedade para evitar retrocessos contidos na proposta. A mobilização foi convocada pelas entidades que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e reuniu servidores de diversas categorias, além da participação de reitores eleitos não empossados, e servidores públicos distritais.

WhatsApp Image 2020 12 10 at 11.58.23

O presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Geraldo Seixas; e os diretores Geraldo Paes (Formação Sindical e Relações Intersindicais), Odair Ambrósio (Comunicação) e Sérgio de Castro (Assuntos Parlamentares); e o delegado sindical em Brasília, Rafael Caetano Cardoso reuniram- se com os representantes de diversas entidades e categorias, às 9h próximo ao Palácio do Buriti, sede do governo distrital do DF, e seguiram em carreata em direção à Esplanada dos Ministérios, onde participaram de um ato unificado às 10h em frente ao Congresso Nacional, respeitando as recomendações sanitárias em relação ao Covid-19.

Geraldo Seixas declarou que a participação no ato tem objetivo de demarcar a posição do Sindireceita: “Nós vamos participar de todos os fóruns de debate que tratem sobre a reforma administrativa, a qual traz retrocessos e fragilização ao serviço público”, afirmou. Ele também destacou a importância da mobilização dos servidores e defendeu a necessidade de diálogo com a sociedade para alertar sobre os riscos contidos na proposta. “Nós, Analistas-Tributários, procuramos trabalhar em duas frentes, a primeira é o diálogo com a sociedade, que será a maior prejudicada se essa reforma avançar; e o aspecto político, que não pode ser desconsiderado. O Sindireceita trabalha na construção de espaços políticos, para que a gente possa sentar à mesa e participar dos debates. Sem participar do debate político, dificilmente nós conseguiremos ter algum tipo de avanço”, avaliou Geraldo Seixas.

 

Geraldo

Para o diretor de Comunicação do Sindireceita, Odair Ambrósio, um dos problemas da proposta é a falta de diálogo sobre os principais pontos da reforma com a sociedade e os próprios funcionários públicos. “O governo não divulgou a reforma, e o Congresso Nacional, que deveria estar aberto para debates com a sociedade, fechou-se durante a pandemia. Essa proposta é de extrema relevância para a sociedade e não pode ser discutida e levada para votação de forma reservada. A população precisa estar ciente sobre a perda de direitos e retrocessos que significa, principalmente em áreas primordiais para o povo, como saúde e educação, ” ponderou Odair Ambrósio.

A importância de um debate amplo e transparente junto à sociedade sobre as ameaças contidas na reforma administrativa também foi destacada pelo diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Geraldo Paes. “Este ato é muito significativo pela pluralidade de entidades sindicais, de movimentos e de estudantes. Nessa disputa de narrativas que fazemos com o governo, a nossa é contra a reforma administrativa e em prol da sociedade. Temos que trazer a população para o nosso lado, porque o lado do servidor público é o lado da sociedade”, afirmou.

 

Ato contra a Reforma Administrativa 4

 

Já a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura destacou os princípios da autonomia e impessoalidade no serviço público ao questionar os presentes: “Vocês sabiam que praticamente todos os casos de corrupção denunciados no Brasil foram feitos por servidores públicos?”

 

Mobilizações em 2021

Além de mobilizações conjuntas em todo o país, presenciais e virtuais, para marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma Administrativa, as entidades que integram o Fonasefe também estão promovendo uma ampla campanha de conscientização e de esclarecimento da importância dos serviços públicos e de seus servidores e sobre os prejuízos, além dos riscos que a reforma administrativa pode trazer para a sociedade e para o desenvolvimento do país, sobretudo a partir do próximo ano.

O coordenador da Fenajufe, Roberto Policarpo, destacou a responsabilidade dos servidores de todas as esferas públicas para mobilizarem-se e iniciar 2021 com unidade de forças para derrotar a proposta.

WhatsApp Image 2020 12 10 at 17.56.24

 

O Sindireceita também lembrou a importância da mobilização, mesmo numa situação adversa gerada pela pandemia, e do recado que ela deixa para o próximo ano. “Hoje, nós demos mais um passo na construção da unidade, acumulando forças na disputa de narrativa contra essa proposta. Em 2021, nosso movimento será para que o Congresso Nacional não aprove essa reforma. Para isso é essencial que os Analistas-Tributários participem e se somem à mobilização, ” declarou o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Geraldo Paes.

Diga não à corrupção e à Reforma Administrativa!


.be