Sindireceita participa do Dia Nacional de Luta e da entrega de documento aos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Representantes do Sindireceita participaram na última segunda-feira, dia 1º, em Brasília/DF, das atividades do Dia Nacional de Luta que foi convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Durante a mobilização os representantes dos servidores entregaram aos candidatos à presidente da Câmara dos Deputados um documento com o posicionamento sobre questões de interesse do funcionalismo público, contra a reforma administrativa, contra as privatizações dos serviços públicos e em defesa da imunização de todos os brasileiros e brasileiras contra a Covid-19. Participam das atividades realizadas em Brasília/DF os diretores Geraldo Paes Pessoa (Formação Sindical e Relações Intersindicais) e Odair Ambrosio (Comunicação).

O diretor de Comunicação do Sindireceita, Odair Ambrósio ressaltou que com a entrega do documento aos candidatos à presidente da Câmara dos Deputados os serviços reforçam seu interesse em dialogar e em contribuir para que o país possa superar as crises econômica e sanitária. “Entregamos uma série de propostas para os candidatos à presidência da Câmara que visam fortalecer o serviço público e nossa economia. São propostas cujo o objetivo é melhorar nossa sociedade em geral”, reforçou.

Como parte das atividades os representantes sindicais leram o documento em ato realizada em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O ato foi transmitido pelas redes sociais e contou com a participação de dirigentes sindicais de todo o país. O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Geraldo Paes Pessoa apresentou parte do documento com críticas à reforma administrativa.

fona2

“A crise econômica e social não será resolvida destruindo o serviço público e atacando seus trabalhadores. Atacar a estabilidade do servidor e o concurso público, que garantem a impessoalidade na administração pública e impedem que o servidor fique vulnerável aos interesses dos governantes de plantão, não é uma alternativa que vise atender os interesses do povo, muito pelo contrário, essa medida visa atender o interesse do mercado, de uns poucos que suprimem o direito de muitos. Reduzir salários de qualquer trabalhador é uma medida que além de interferir na prestação de serviços públicos a sociedade, afeta a economia real e aprofunda a crise econômica. Durante a pandemia ficou comprovada a importância do serviço público em várias frentes: na saúde, previdência social, no SUS, nas eleições e em muitos outros setores que poderíamos enumerar. Por que continuar insistindo nessa política de estado mínimo e ataque aos servidores? Depois da Emenda Constitucional 95, da Reforma da previdência e congelamento salarial não terem causado crescimento econômico e distribuição de renda no Brasil. Nem melhorou a vida da população, conforme prometidos pelos governos Temer e Bolsonaro, que encaminharam essas medidas."

Ato Fonasefe 01 02 2020 2

O diretor do Sindireceita, Geraldo Paes também ressaltou, ao participar da transmissão pelas redes sociais, que está muito claro que reforma administrativa atinge todas as pessoas que precisam do Estado brasileiro. Segundo ele, a proposta apresentada pelo governo está sendo efetivada porque os serviços públicos, que são prestados a todos indistintamente, interessam ao grande capital, que quer que estas atividades passem a ser oferecidas apenas para aquelas que podem pagar. “Defender os serviços públicos não é só para servidor público, é para quem se destina os serviços públicos. Por isso, conclamamos que todas as pessoas se unam nessa cruzada, que é uma cruzada pelo nosso país. Ao defender o serviço público, estamos defendendo a esperança por um país que a gente quer que seja para todos e não só para quem pode pagar por ele”, destacou.

Campanha

O Sindireceita, em conjunto com as demais entidades que compõem o Fonasefe, lançaram, no ano passado, uma ampla mobilização contra a reforma Administrativa, apresentada pelo governo. Além de mobilizações conjuntas em todo o país as entidades que integram o Fonasefe também estão promovendo uma ampla campanha de conscientização e de esclarecimento da importância dos serviços públicos e de seus servidores e dos prejuízos e riscos que a reforma administrativa pode trazer para a sociedade e para o desenvolvimento do país.

Um dos pontos fundamentais da campanha é a participação de todos os servidores públicos. Nesse sentido, é essencial que os Analistas-Tributários compartilhem em suas redes sociais as peças, vídeos, textos e demais ações da campanha. Sempre que reproduzir o material da campanha é fundamental utilizar nas redes sociais as hashtags #naoareformaadministrativa e #respeiteoservidorpúblico. Também siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.