Ícone Sindireceita

Requisições do auxílio-saúde agora são feitas no Sigepe, saiba como fazer

18 de fevereiro de 2021 às 15:23

Os servidores e seus dependentes que utilizam os planos de saúde devem ficar atentos à regulamentação prevista na Portaria Normativa SEGRT/MP nº 1, de 09/03/2017. A referida portaria regulamentou a assistência à saúde suplementar do servidor público federal, que será prestada mediante convênios, contratos, serviço prestado diretamente pelo órgão ou auxílio de caráter indenizatório, por meio de ressarcimento. Veja aqui a Portaria Normativa SEGRT/MP nº 1, de 09/03/2017.

 

São duas as modalidades de benefício de assistência à saúde: Co-patrocínio, sendo o valor do benefício repassado diretamente aos planos de saúde e descontado da mensalidade devida; Ressarcimento, sendo o valor do benefício reembolsado em sua folha de pagamento. Os valores relativos à participação da União no custeio da assistência à saúde suplementar do servidor e demais beneficiários seguem o constante do Anexo da Portaria n° 8, de 13 de janeiro de 2016.  O valor do benefício será concedido mensalmente ao servidor em sua folha de pagamento. Veja aqui as informações sobre valores Portaria n° 8, de 13 de janeiro de 2016.

 

Procedimentos

 

As solicitações de inclusão do benefício, alteração de plano ou inclusão/exclusão de dependentes e cancelamento do benefício deverão ser apresentadas por meio de requerimento eletrônico no Sistema Sigepe. https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br (clique aqui para acessar o passo-a-passo)

 

Comprovação Anual

 

O servidor deverá comprovar anualmente, os pagamentos ao plano de saúde, acompanhados dos respectivos boletos. Cumpre ressaltar que é obrigação do servidor informar, por meio de requerimento eletrônico no Sistema Sigepe, quaisquer alterações/cancelamentos de plano, inclusão ou exclusão de beneficiários, bem como apresentar quaisquer documentos destinados à comprovação de condições complementares do beneficiário e/ou dependentes. A comprovação anual deverá ser realizada por meio de requerimento eletrônico no Sistema Sigepe  https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br (clique aqui para acessar o passo-a-passo)


Co-patrocínio

O servidor deverá ser o contratante do plano de saúde de entidades conveniadas ao Ministério da Fazenda. O valor do benefício será repassado da União às entidades conveniadas e estas repassarão para o servidor segundo as regras do Convênio. Cada uma das conveniadas têm fluxos e procedimentos diferenciados. Assim, para informação de prazos e procedimentos, inclusive documentação exigida, o servidor deverá contatar diretamente a operadora.

Alterações de plano

Cumpre ressaltar que é obrigação do servidor informar, por meio de requerimento eletrônico no Sistema Sigepe, quaisquer alterações/cancelamentos de plano, inclusão ou exclusão de beneficiários, bem como apresentar quaisquer documentos destinados à comprovação de condições complementares do beneficiário e/ou dependentes. As solicitações de inclusão do benefício, alteração de plano ou inclusão/exclusão de dependentes e cancelamento do benefício deverão ser apresentadas por meio de requerimento eletrônico no Sistema Sigepe https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br (clique aqui para acessar o passo-a-passo)

Assistência aos ascendentes

Conforme nota publicada no site do Sindireceita em 12/03/2014 (veja aqui), nos idos dos anos de 2008, a Administração excluiu do benefício de assistência médica complementar os ascendentes dos servidores públicos, violando, dessa forma,  direito consolidado por lei.

Com vistas a combater essa ilegalidade, a Diretoria de Assuntos Jurídicos da DEN propôs ação ordinária coletiva com pedido de antecipação de tutela com o objetivo de ver reconhecido o direito dos ascendentes de seus filiados à manutenção de assistência médica suplementar e afastar ato ilegal que os excluía.

O juiz de 1ª instância concedeu liminar de antecipação de tutela, posteriormente confirmada por sentença, determinando que a União mantivesse os ascendentes dos substituídos do Autor “desde que dependentes economicamente de seus filhos (biológicos ou adotivos) e constantes de seus assentamentos funcionais, como dependentes para fins de assistência médica suplementar". Veja aqui a liminar.

A União interpôs recurso de apelação que foi admitido apenas no efeito devolutivo, proporcionando a imediata execução provisória do comando judicial perante a administração.

Na ocasião, a RFB, através do Comunicado COGEP/COAPE/DIREM nº 02/2014, divulgou que os servidores que tiverem pai e mãe excluídos do plano de saúde suplementar deverão protocolar individualmente petição requerendo a inclusão de seus ascendentes no plano de saúde como dependente do Servidor.

Não obstante, a COGEP apenas concedeu o direito aos Analistas-Tributários que estavam filiados no momento da propositura da ação e, como tal, constavam da lista juntada à petição inicial.

De acordo com o Comunicado COGEP/COAPE/DIREM nº 02/2014, os filiados do Sindireceita deverão requerer a inclusão dos seus ascendentes, os quais precisam ser dependentes econômicos dos servidores, juntados todos os documentos que comprovem a filiação ao Sindireceita no mês de julho/2008 (mês de propositura da ação), a situação de parentesco, a situação de dependente economicamente e a regular indicação dos ascendentes como dependentes nos assentamentos funcionais.

Para adquirir a declaração de filiação, o filiado deverá acessar a área restrita do site do Sindireceita (www.sindireceita.org.br) e clicar no link “declaração de filiação”, ou se preferir, pode juntar o contracheque ou ficha financeira demonstrando que em julho/2007 houve consignação da mensalidade sindical.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas

Receita Federal apreende carga com drogas avaliadas em R$ 500 mil em Recife
Aduana

Receita Federal apreende carga com drogas avaliadas em R$ 500 mil em Recife

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de 1,7 kg de pasta base de cocaína, cerca de 2 kg de skunk e 700 gramas de cocaína pura

18 de fevereiro de 2021 às 15:23

Grupo de Estudos define texto da Portaria que regulamenta a assistência à saúde dos servidores da RFB
Sindicato

Grupo de Estudos define texto da Portaria que regulamenta a assistência à saúde dos servidores da RF...

Regulamento com critérios operacionais será debatido nas próximas semanas, com previsão de duas reuniões semanais

18 de fevereiro de 2021 às 15:23

Sindireceita reforça atuação em apoio ao fim da cobrança previdenciária de aposentados
Aposentados e pensionistas

Sindireceita reforça atuação em apoio ao fim da cobrança previdenciária de aposentados

Diretoras do Sindicato participaram de reunião com o Mosap para discutir o avanço da PEC 6/2024, que propõe a extinção gradual da contribuição de servidores públicos inativos

18 de fevereiro de 2021 às 15:23

Sindireceita participa da Audiência Pública “Serviço Público sob Ameaça” 
Sindicato

Sindireceita participa da Audiência Pública “Serviço Público sob Ameaça” 

O encontro foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo/SP e reuniu representantes de entidades sindicais

18 de fevereiro de 2021 às 15:23

Sindireceita participa de reunião do Fonasefe
Sindicato

Sindireceita participa de reunião do Fonasefe

As Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários foram representados na reunião pelo diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos Luís Damiani, e o diretor, Valdemir Bueno

18 de fevereiro de 2021 às 15:23

RFB homologa relação de candidatos aprovados na segunda convocação do concurso
Sindicato

RFB homologa relação de candidatos aprovados na segunda convocação do concurso

Homologação inclui candidatos aprovados na condição de sub judice, tendo sido observadas e acatadas todas as decisões judiciais aplicáveis.

18 de fevereiro de 2021 às 15:23