Analista-Tributária é Representante Titular do Ministério da Economia no Subcomitê Técnico de Governança de Dados

A Analista-Tributária, Tânara Mira de Sousa, em exercício na Divisão de Administração da Informação da Coordenação de Tecnologia na Receita Federal do Brasil (RFB), foi indicada para compor o Subcomitê Técnico de Governança de Dados, como representante titular do Ministério da Economia. O Subcomitê terá como competência propor orientações para estruturar a Governança de Dados dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e demais Poderes da União, a fim de definir ações que promovam: a preparação dos órgãos para a execução da Governança de Dados, a melhoria na fluência em dados e a definição de um ecossistema de Governança de Dados.  A Analista-Tributária, Tânara Sousa é Conselheira Titular do Conselho de Ética e Disciplina e integrante da Comissão de Mulheres do Sindireceita.

O Subcomitê é composto por representantes e suplentes da Casa Civil da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União, da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União, do Instituto Nacional do Seguro Social, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia, da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República. Leia a resolução completa aqui.

A instituição do Subcomitê é essencial no cenário mundial bastante diverso, composto por países super conectados e países subdesenvolvidos, por isso percebemos o contraste e a coexistência das Big Techs, que faturaram 899 bilhões de dólares em 2019, e de brasileiros sem acesso à internet. Segundo pesquisa realizada em 2021, encomendada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), 39% dos usuários brasileiros afirmaram deixar de acessar políticas públicas por falta de acesso à internet, sendo que 28% tiveram dificuldades para acessar benefícios sociais, como o Auxílio Emergencial. Importante observar também a adequação da RFB a um novo modelo de Governo Digital, que pode ser verificada tanto no Mapa Estratégico de 2021 a 2023, como no Relatório Anual de Atividades do ano de 2021.

A presença da Analista-Tributária Tânara nesse processo, por demais representativo dos novos tempos em que está ingressando toda a sociedade, é motivo de grande satisfação para os Analistas-Tributários da RFB, dando o destaque merecido à qualidade técnica sempre demonstrada pela nossa categoria.

Analistas-Tributários, estejamos prontos para esse novo cenário de Gestão Orientada a Dados!