Sindireceita se reúne com o secretário Nacional do Consumidor e presidente do CNCP para discutir medidas de fortalecimento do combate ao contrabando, pirataria e de facilitação e controle do comércio eletrônico

Sindireceita se reúne com o secretário Nacional do Consumidor e presidente do CNCP para discutir medidas de fortalecimento do combate ao contrabando, pirataria e de facilitação e controle do comércio eletrônico

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas se reuniu nesta quinta-feira, dia 4, com o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Rodrigo Henrique Roca Pires, que também preside o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP/MJ). No encontro que contou com as presenças da secretária-executiva do CNCP, Silvana Maria Silveira e do advogado e consultor Rodolfo Tamanaha, que já foi secretário-executivo do Conselho, foram discutidas ações de fortalecimento do controle de fronteiras no país.

Geraldo Seixas apresentou o trabalho realizado pelo Sindireceita com o projeto “Fronteiras Abertas” e destacou a importância da atuação dos Analistas-Tributários nas ações de fiscalização e controle aduaneiro no país. O presidente do Sindireceita reforçou a importância da Aduana e do trabalho realizado pelos servidores da Receita Federal para a defesa da economia, o desenvolvimento, a proteção e geração de empregos, bem como para a segurança pública, por meio das ações de enfrentamento ao contrabando, o descaminho, o tráfico de drogas e a outros crimes transnacionais.

Geraldo Seixas ressaltou a atuação do Sindicato e da categoria que desempenham um importante papel na educação fiscal, inclusive com a participação efetiva dos Analistas-Tributários nas atividades realizadas pela Receita Federal visando a conscientização da sociedade para os riscos e prejuízos que o contrabando e o descaminho oferecem a população. Outro tema discutido no encontro foi a necessidade de ampliação e de facilitação do comércio eletrônico e o risco do ingresso de produtos ilegais no Brasil por meio de compras realizadas pela internet.

Geraldo reuniao

Além da discussão e da apresentação de propostas visando a ampliação do controle de fronteiras e do combate ao contrabando e pirataria, na oportunidade, o presidente do Sindireceita também convidou o secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Henrique Roca para participar, no dia 18 de agosto, em Brasília/DF, da primeira edição do Diálogo Aduaneiro.

Promovido pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, o evento contará com a participação de Analistas-Tributários que atuam na fiscalização e no controle aduaneiro nos portos, aeroportos e postos de fronteira de todo país, e também com a presença de pesquisadores e especialistas em comércio exterior, segurança e combate à crimes transnacionais como o contrabando, o descaminho e o tráfico internacional de drogas.

O secretário se prontificou a participar do evento e também ressaltou a importância da contribuição que o Sindicato e os Analistas-Tributários podem oferecer as discussões envolvendo o controle de fronteiras, o comércio eletrônico e na luta contra o contrabando e descaminho no país.