Sindireceita participa da abertura da Semana da Mulher promovida por equipe ministerial do governo Lula

Sindireceita participa da abertura da Semana da Mulher promovida por equipe ministerial do governo Lula

Ministros defendem políticas públicas para as mulheres e destacam ações de luta e resistência femininas

O Sindireceita participou de evento que dá início a abertura da Semana da Mulher na tarde desta segunda-feira (06/03) no Ministério da Economia. As atividades aludem ao dia 8 de março, dia internacional da mulher. Estiveram presentes e compondo a mesa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Cultura, Margareth Menezes, e Ana Estela Haddad, representando a Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Em suas falas, eles foram unânimes na defesa de políticas públicas voltadas às mulheres, e criticaram posturas misóginas no governo anterior.

Participaram pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, o presidente, Thales Freitas, as diretoras de Assuntos Aduaneiros, Mariluce Vilela Fontoura, e de Aposentados e Pensionistas, Marlene de Fátima Cambraia, e a secretária-geral, Ieda Maria de Miranda. Pela Comissão das Mulheres participou a Analista-Tributária Rosilene da Costa.

No discurso de abertura, a ministra Simone Tebet pontuou que sejam anulados todos os retrocessos civilizatórios cometidos no governo anterior. Tebet defendeu ainda o combate da violência contra a mulher com leis mais rigorosas, e esclareceu que o Plano Plurianual (PPA) terá um capítulo à parte, o "PPA mulher", com metas, diretrizes e indicadores no orçamento dedicados às mulheres.

Simone Tebet 2

A ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck lembrou que os discursos misóginos, racistas e homofóbicos do governo anterior contribuíram para o aumento nos indicadores de violência contra a mulher. Ela defendeu a criação e sustentação de ações efetivas para melhorar a vida das mulheres. “Temos que mudar a sociedade, e superar as diferenças salariais, as diferenças de funções de comando, e construção da igualdade de gênero começa por aqui, ” destacou Esther Dweck.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes observou que as mulheres negras e em situação de vulnerabilidade social tem uma história de luta e sofrimento muito grande, por isso, é importante a retomada de ações focadas em transformação social e de representatividade de todas as mulheres no País.

Margareth

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara destacou que ao ocupar espaços de predominância masculina, as mulheres têm uma conquista coletiva, e também individual. Ela listou nomes da primeira mulher que ingressou no serviço público brasileiro, em 1892; a primeira deputada federal, eleita em 1934; a primeira senadora, a primeira ministra, e a primeira presidente do país. Apesar do avanço que isso significa, todas essas mulheres são brancas, observou Guajajara, enquanto que a primeira mulher indígena eleita deputada federal aconteceu somente em 2018, ou seja, quase 100 anos após a primeira mulher eleita deputada federal. “Isso não significa dividirmos a luta das mulheres, mas sim, lançarmos um olhar sensível para as diferenças de todas as mulheres e lutarmos por mais espaços para todas nós,” disse Guajajara.

Guajajara 2

Em sua fala, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad destacou a criação do Programa “Mulher Cidadã – Cidadania fiscal para mulheres”, instituído por portaria publicada na segunda-feira (27/2). O objetivo do programa Mulher Cidadã é oferecer ações de orientação e capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade ou de risco social, conforme já noticiado no site do Sindireceita.

Haddad destaque

Sindireceita destaca a luta das mulheres por equidade

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, que acompanhou o evento, afirmou que a Semana da Mulher traz reflexões muito importantes para a luta por equidade de gênero, e uma mudança extraordinária na forma de olhar a representatividade das mulheres. ” O Sindireceita está apoiando as ações, e convido todas e todos para participarem dos eventos,” disse Thales Freitas. Rosilene da Costa, da Comissão de Mulheres do Sindireceita, destacou que ato é importante para marcar a luta por equidade e o protagonismo das mulheres. A secretária-geral, Ieda Maria de Miranda destacou a importância dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias se somarem à luta por igualdade entre os homens e mulheres.

BI2A2202

 

Diretoras e Ana Haddad

 Lei da igualdade salarial entre homens e mulheres

Entre as ações e políticas voltadas às mulheres, o presidente Lula anunciou na última terça-feira (28/02), que no dia 8 de março o governo irá apresentar uma lei de igualdade salarial de gênero para homens e mulheres que exercem a mesma função.