Analista-Tributário da Receita Federal, agente da RFB em Araguaína/TO, palestra sobre ITR 2023 para acadêmicos da Unitins/TO
O Analista-Tributário agente da Agência da Receita Federal em Araguaína/TO, Marco Antônio de Oliveira Godinho palestrou sobre Aspectos Gerais e novidades do Imposto Territorial Rural (ITR) 2023 para acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Campus Augustinópolis, nessa terça-feira (12) no auditório da Universidade. O evento foi promovido pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unitins que iniciou a preparação para os atendimentos relacionados ao ITR 2023.
Marco Antônio de Oliveira Godinho abordou as novidades acerca da declaração do imposto, bem como um passo a passo dos critérios e obrigações relacionados à propriedade rural. Além dos alunos que integram o NAF, a palestra também alcançou outros acadêmicos do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis.
A professora coordenadora do NAF, Jucicléia Teodoro, destacou que o objetivo do projeto é prestar atendimento aos produtores rurais com orientações para o envio da declaração do ITR 2023. Os acadêmicos do NAF ainda passarão por mais uma capacitação no dia 21/09 que será ministrada pelo conselheiro do CRC/TO Ricardo Gomes. “Após essa capacitação, o NAF estará atendendo a comunidade”, explicou Jucicléia Teodoro.
A coordenadora do NAF, que trabalha numa parceria com a Receita Federal, afirmou que projeto da Unitins/Campus Augustinópolis está situado em uma região onde a produção rural é muito forte. Assim, o NAF se coloca à disposição para colaborar com o pequeno produtor rural auxiliando no preenchimento e envio das declarações do ITR. “É importante pontuar que além dos nossos acadêmicos, os nossos professores orientadores também participam desse preenchimento e envio, garantindo aos nossos assistidos um atendimento gratuito e profissional”, pontuou Jucicléia Teodoro.
O que é o ITR?
ITR é o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1996, art. 1º; Decreto nº 4.382, de 19 de setembro de 2002 - Regulamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (RITR/2002), art. 1º; Instrução Normativa (IN) SRF nº 256, de 11 de dezembro de 2002, art. 1º).
Qual o fato gerador do ITR?
O fato gerador do ITR é a propriedade, o domínio útil ou a posse (inclusive por usufruto) de imóvel por natureza, localizado fora da zona urbana do município, em 1º de janeiro de cada ano.
Qual o período de apuração?
O período de apuração do ITR é anual.
Fonte: Unitins
Mais notícias sobre os temas
Sindireceita participa da Audiência Pública “Serviço Público sob Ameaça”
O encontro foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo/SP e reuniu representantes de entidades sindicais
15 de setembro de 2023 às 19:59
Sindireceita participa de reunião do Fonasefe
As Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários foram representados na reunião pelo diretor-adjunto de Assuntos Jurídicos Luís Damiani, e o diretor, Valdemir Bueno
15 de setembro de 2023 às 19:59
RFB homologa relação de candidatos aprovados na segunda convocação do concurso
Homologação inclui candidatos aprovados na condição de sub judice, tendo sido observadas e acatadas todas as decisões judiciais aplicáveis.
15 de setembro de 2023 às 19:59
DS Boa Vista/RR participa de seminário da Frente Servir Brasil
O encontro tem como objetivo debater temas essenciais para o futuro do país, como a PEC da Segurança Pública, a Reforma Administrativa e os desafios da Governança no Brasil
15 de setembro de 2023 às 19:59
Sindireceita assina acordo salarial com MGI
O acordo foi assinado após o resultado da AGNU, que teve participação histórica e aprovação de 93% dos votos
15 de setembro de 2023 às 19:59
Novos diretores e conselheiros da Febrafisco tomam posse na sede do Sindireceita
A cerimônia contou com a participação dos representantes da Diretoria do Sindireceita que passam a integrar a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Federação
15 de setembro de 2023 às 19:59