Ícone Sindireceita

Em reunião com Sindireceita e Sindifisco Nacional, ministro Haddad diz que até dezembro apresentará proposta para conclusão do acordo firmado em 2016 e o Programa de Produtividade da Receita Federal

15 de novembro de 2023 às 17:43

O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, e o diretor de Defesa Profissional, Alexandre Magno Cruz Pereira, participaram de reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na tarde desta terça-feira, 14, no gabinete do ministro, para tratar sobre a conclusão do acordo firmado em 2016 com a categoria na parte referente ao Programa de Produtividade da Receita Federal do Brasil. Também participaram da reunião: o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Juliano Brito da Justa Neves, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e lideranças do Sindifisco.

De acordo com Fernando Haddad, o Ministério da Fazenda vem gradativamente evoluindo para alcançar a plenitude do acordo firmado em 2016 com as entidades sindicais representativas dos dois cargos que compõem a Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais, essenciais ao funcionamento do Estado brasileiro. “Já colocamos o carro para andar. Após várias reuniões com o MGI, o decreto regulamentar do Programa de Produtividade foi publicado. Sabemos que ainda pende de conclusão a questão orçamentária, mas estamos trabalhando para isso. A reunião de hoje com MGI e Min. do Planejamento havia sido agendada faz algum tempo. O intuito foi exatamente tratar dessa pauta. É preciso chegarmos num consenso entre os três ministérios e o MGI se preocupa com a negociação em trâmite com as demais entidades sindicais na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP)”, afirmou Haddad.

Thales Freitas destacou que a preocupação do MGI não se justifica, pois o objeto de discussão com o Ministério da Fazenda é relativo à conclusão do acordo firmado 2016, perante a Mesa de Negociação instalada em 2015. “Não estamos tratando de proposta de negociação trazida para a atual mesa de negociação, mas sim da conclusão de acordo firmado há 7 anos. Para a atual mesa já apresentamos novas propostas, inclusive o pedido de atualização da nossa tabela remuneratória. As demais entidades sindicais jamais ficariam contrariadas com a efetivação de acordos já firmados, pois o não cumprimento de acordo firmado anteriormente conosco sinaliza o descumprimento de acordo a ser firmados com elas”, afirmou Freitas.

O Decreto nº 11.545, publicado em junho deste ano, embora represente um avanço, desvia a essência do que foi estabelecido na Lei nº 13.464/2017, posto que não reflete a remuneração por performance trazida pela lei, findando por manter paradigmas anteriormente existentes. Sob esse aspecto, vale lembrar o voto do Min. Gilmar Mendes no julgamento da ADI 6562, aprovado por unanimidade no STF, que “inovações como bônus de eficiência... são novos mecanismos com que o direito administrativo, na temática remuneratória dos servidores públicos, tem buscado responder aos clamores atuais por dinamismo, eficiência e engajamento de pessoas na gestão pública. Buscam contornar, simultânea e adicionalmente, limitações orçamentárias que as formas remuneratórias tradicionais experimentam.”

Nesse sentido, o presidente do Sindireceita pontou a necessidade de corrigir os equívocos constantes no mencionado decreto para que a essência da Lei 13.464/2017 seja efetivamente observada.

Foto 02

O Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, manifestou no sentido de que o cumprimento do decreto referido continua sendo a questão orçamentária, a qual vem sendo sistematicamente tratada pelo governo, e que o prazo de 3 meses para a sua solução, estabelecido pelo Ministro na reunião ocorrida em setembro do corrente ano (Veja AQUI ), será observado até o final de novembro ou, no máximo, até o início de dezembro deste ano.

O diretor de Defesa Profissional do Sindireceita, Alexandre Magno Cruz Pereira, ressaltou que os servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal postulam neste momento tão somente o cumprimento da determinação do próprio Ministro da Fazenda, em sua Portaria MF nº 727/2023, que dispõe sobre o Plano de Aplicação do FUNDAF, conforme determina o Decreto-Lei nº 1.437/1975. A determinação do Ministério da Fazenda não está sendo obedecida no âmbito do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2024, em trâmite no Congresso Nacional.

Alexandre Magno ressaltou, ainda, os fatos históricos que produziram o alinhamento remuneratório entre as carreiras específicas da AGU, da Polícia Federal e da Receita Federal no segundo mandato do governo Lula e que deram origem aos acordos firmados em 2016 com as respectivas entidades representantivas, defendendo que a disparidade hoje existente, além de romper o acordo firmado com a Receita Federal traz sérios prejuízos às atividades essenciais de Estado desenvolvidas pelos Analistas-Tributários e pelos Auditores-Fiscais.

O ministro Fernando Haddad reafirmou seu compromisso assumido na reunião de setembro, para fazer cumprir a Lei nº 13.464/2017, bem como reestruturar e fortalecer a Receita Federal do Brasil e, com isso, reconhecer e valorizar os servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal. Nas palavras do ministro, a valorização do órgão também envolve outras iniciativas, como a conquista do voto de qualidade do CARF para a Receita Federal, a transação tributária no âmbito da RFB, dentre outras medidas estruturantes que estão sendo gradativamente implementadas.

Thales Freitas pontuou que os servidores precisam de sinalizações mais claras acerca da reestruturação e fortalecimento do órgão, ressaltando, até o momento, o que se vê é o contrário dessa pretensão. Questões relacionadas ao Regimento Interno da Receita Federal, que está sendo elaborado com um encolhimento de 14% das funções de confiança do órgão, e a recente instituição da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que não incluiu a Receita Federal, sinalizam um caminho oposto ao fortalecimento.

O Ministro lembrou que, enquanto foi ministro da educação, revolucionou a Educação Brasileira e promoveu a valorização de seus servidores e que o mesmo caminho está sendo pavimentado para a Receita Federal.

Participações

Além das autoridades citadas, participaram da reunião pelo Sindifisco: o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão; o presidente da mesa diretora do Conaf/Sindifisco Nacional, Luiz Sérgio Fonseca Soares; o representante da mesa do CDS/Sindifisco Nacional, Clériston Adonai dos Santos; e o coordenador do Comando Nacional de Mobilização do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas

Aviso – Suspensão do atendimento nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 15h
Sindicato

Aviso – Suspensão do atendimento nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 15h

A suspensão, que ocorrerá apenas nesta data e horário, se deve a realização de uma palestra voltada ao conjunto de funcionários. O evento integra o Planejamento de Ações de Combate e Prevenção ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação do Sindicato

15 de novembro de 2023 às 17:43

Novos Analistas-Tributários tomam posse em cerimônia realizada em Manaus/AM
Sindicato

Novos Analistas-Tributários tomam posse em cerimônia realizada em Manaus/AM

A cerimônia simbolizou o ingresso dos novos servidores na RFB, marcando o início de uma etapa profissional dedicada ao serviço público e à missão institucional do órgão

15 de novembro de 2023 às 17:43

Atualizações sobre PGD, Ressarcimento Saúde e Regimento Interno da RFB
Sindicato

Atualizações sobre PGD, Ressarcimento Saúde e Regimento Interno da RFB

O Sindireceita acompanha de perto os desdobramentos sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), o ressarcimento à saúde via FUNDAF e a reestruturação do Regimento Interno da Receita Federal

15 de novembro de 2023 às 17:43

Sindireceita se reúne com Secretário da Receita Federal para tratar pautas de interesse da categoria
Sindicato

Sindireceita se reúne com Secretário da Receita Federal para tratar pautas de interesse da categoria

Foram tratados assuntos relacionados à sistemática de ressarcimento das despesas de saúde dos Analistas-Tributários, do espaço de atuação profissional da categoria, sua forma de remuneração, bem como os desdobramentos da última negociação salarial

15 de novembro de 2023 às 17:43

Sindireceita teve acesso a informações sobre os eixos que devem integrar a proposta de reforma Administrativa
Sindicato

Sindireceita teve acesso a informações sobre os eixos que devem integrar a proposta de reforma Admin...

O texto que deverá ser apresentado em breve deve tratar de pontos como a Transformação Digital e Transparência; Gestão de Pessoas e Carreiras; Organização de Vínculos Funcionais e Controle de Benefícios e Verbas Indenizatórias

15 de novembro de 2023 às 17:43

Ações sobre o PASEP
Jurídico

Ações sobre o PASEP

O Sindireceita informa que o julgamento do Tema 1300, de extrema relevância para nossos filiados, por tratar da responsabilidade pela produção de provas nas ações relativas ao PASEP, teve prosseguimento no Superior Tribunal de Justiça – STJ

15 de novembro de 2023 às 17:43