Sindireceita participa da apresentação do balanço das atividades de 2023 e as prioridades para este ano da bancada feminina da Câmara dos Deputados
A secretária-geral do Sindireceita, Ieda Maria de Miranda e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia participaram ontem, representando as Analistas-Tributárias da Receita Federal, de uma cerimônia em Brasília/DF promovida pela bancada feminina da Câmara dos Deputados. No ato, a secretária-geral do Sindicato, Ieda Maria de Miranda também representou a Comissão de Mulheres do Sindireceita.
Durante o evento foram apresentados o balanço das atividades em 2023 e as prioridades da bancada para 2024. A coordenadora-geral da Secretaria da Mulher, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), anunciou a busca de “paridade” entre homens e mulheres nos espaços de poder, bem acima da cota de 30% prevista nas candidaturas para os parlamentos federal, estaduais e municipais. Hoje as mulheres correspondem a mais da metade da população brasileira, mas não passam de 18% da composição da Câmara, com 91 deputadas federais. “Combatemos a violência sim, mas, sem perder de vista a necessidade de promover debates legislativos e de apoiar políticas públicas em saúde, educação, trabalho, igualdade salarial, pobreza menstrual, orçamento, cultura e temas em que ainda precisamos construir um contexto de igualdade”, enfatizou a deputada.
Ao longo de 2023, a bancada feminina da Câmara aprovou 52 projetos de lei, dos quais 43 viraram leis. A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Lêda Borges (PSDB-GO), destacou outras 346 propostas apreciadas nas 56 reuniões do ano passado, além de audiências e seminários sobre variados temas ligados ao universo feminino. O relatório de atividades foi entregue a várias autoridades. “Nós, mulheres, conseguimos transcender questões ideológicas pelo bem comum. Isso foi o que mais me fez feliz em 2023”, apontou a deputada. A bancada feminina prepara uma série de atividades para março, inclusive com exposição sobre “Mulheres no Poder”.
Em ano eleitoral, a procuradora-adjunta da mulher, deputada Delegada Ione (Avante-MG), prometeu apoio às candidatas a prefeituras e câmaras de vereadores, com foco no fim da violência política. “O combate à violência política deve nortear fortemente a atividade da procuradoria em 2024 por ser ano de eleição municipal. A violência política é muito séria e está presente 24 horas”, disse. Segundo Ione, a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados vai manter ações itinerantes a fim de incentivar a criação de procuradorias semelhantes nos parlamentos dos estados e municípios. O combate à violência doméstica é outra meta, sobretudo diante do aumento dos casos de feminicídio no País.
A coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, deputada Yandra Moura (União-SE), também anunciou uma série de encontros voltados para as eleições municipais. Ela disse ainda que há algumas discussões em curso com o Tribunal Superior Eleitoral sobre a possibilidade de usar o fundo eleitoral para garantir a segurança de candidatas ameaçadas de violência política. O tribunal também está discutindo, segundo a deputada, o aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização do cumprimento das cotas de distribuição dos recursos de campanha e propaganda eleitoral.
Segundo Yandra, o observatório também vai reforçar parcerias com universidades, o Ministério das Mulheres e a Agência Francesa de Desenvolvimento. Em breve, haverá o lançamento de painéis de monitoramento da atuação parlamentar na Câmara dos Deputados. “É isso que o observatório faz: pesquisas que vão se transformar em políticas públicas que sejam efetivas para que a gente transforme a realidade e o meio social em que a gente vive.”
Licença paternidade
Outra prioridade da bancada feminina neste ano é a regulamentação da licença paternidade. No fim de 2023, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a omissão do Congresso Nacional sobre o tema e fixou prazo de 18 meses para a aprovação de legislação definitiva. O tema já vinha sendo discutido em grupo de trabalho da bancada e será importante para combater desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na divisão dos cuidados com os bebês, segundo a coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). “Regulamentar a licença paternidade é dizer que nós, mulheres, temos que dividir com os homens o direito de ter os nossos filhos e dividir com os homens sermos produtivas e sermos empoderadas.”
Igualdade salarial
A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a lei que garante salários iguais para homens e mulheres que desempenham as mesmas funções (Lei 14.611/23), em vigor desde julho. A lei será destaque em futura reunião da Comissão da ONU sobre a Situação da Mulher (CSW). Cida Gonçalves quer discutir na CSW a questão da igualdade e da pobreza. "Tendo como referência a lei da igualdade salarial que aprovamos aqui", disse a ministra, parabenizando a Câmara pela aprovação da norma.
Cida Gonçalves também agradeceu às deputadas a aprovação da lei (14.541/23) que garante o funcionamento 24 horas das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) e as emendas parlamentares apresentadas ao Orçamento da União que permitiram avanços nas políticas públicas do ministério. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Temas
Mais notícias sobre os temas
Retenções de explosivos, anabolizantes e eletrônicos em Pontes e Lacerda/MT
As retenções ocorreram durante duas operações realizadas na terça-feira, dia 16 e quarta-feira, dia 17
22 de fevereiro de 2024 às 14:50
STJ retoma julgamento do Tema 1300 sobre o PASEP
Decisão do Superior Tribunal de Justiça definirá a responsabilidade pela produção de provas nas ações. Sindireceita relembra andamento e indica conteúdo para esclarecer o tema
22 de fevereiro de 2024 às 14:50
Sindireceita participa da posse da Diretoria do Instituto Servir
O Sindireceita, representando as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários, participou na manhã desta terça-feira, dia 9, da solenidade de posse da Diretoria do Instituto Servir
22 de fevereiro de 2024 às 14:50
Aviso – Suspensão do atendimento nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 15h
A suspensão, que ocorrerá apenas nesta data e horário, se deve a realização de uma palestra voltada ao conjunto de funcionários. O evento integra o Planejamento de Ações de Combate e Prevenção ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação do Sindicato
22 de fevereiro de 2024 às 14:50
Receita Federal apreende 594 kg de maconha na Ponte da Amizade/PR
Os entorpecentes foram apreendidos em duas ações diferentes. A primeira ocorreu durante abordagem a uma van com placas paraguaias, na qual foi encontrada maior quantidade da droga: 375 kg, divididos em tabletes
22 de fevereiro de 2024 às 14:50
Receita Federal apreende cocaína em contêiner de açaí no Pará
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de 30 kg de cocaína com destino à Austrália
22 de fevereiro de 2024 às 14:50