Sindireceita participa de evento em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, no Ministério da Fazenda

A secretária geral da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, Iêda Miranda; a diretora de Assuntos Aduaneiros, Mariluce Vilela Fontoura; e as Analistas-Tributárias integrantes da Comissão de Mulheres do Sindicato, Karla Fantacini, Denise Figueredo e Sílvia Felismino participaram na tarde desta quarta-feira, dia 6, de evento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, em Brasília/DF. O encontro ocorreu no auditório do Ministério da Fazenda (MF) e reuniu diversas entidades de representação do serviço público, autoridades e especialistas em questões relacionadas à equidade de gênero.

Sindireceita Semana da Mulher MF 1

A solenidade foi promovida pelo governo federal, por meio do MF, em conjunto com a Receita Federal do Brasil (RFB), o Tesouro Nacional e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Confira abaixo a transmissão ao vivo realizada no canal do Ministério da Fazenda.

O evento teve início às 14h30. Na ocasião, compuseram a mesa de abertura a subsecretária de Gestão, Tecnologia da Informação e Orçamento do MF, Juliana Pinheiro de Melo Vilar Falcão; a corregedora do MF, Patricia Barbosa de Castro Pullen Parente; a subsecretária de Administração Aduaneira da RFB, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz; a procuradora-geral adjunta Administrativa da PGFN, Luciana Leal Brayner; e a subsecretária de Assuntos Corporativos do Tesouro Nacional, Maria Betania Goncalves Xavier.

Sindireceita Semana da Mulher MF 3

“É uma alegria enorme participar deste evento, que foi preparado por mulheres para homenageá-las nesta semana que representa tanto na luta pela igualdade de gênero em nosso país e no mundo”, declarou a subsecretária do MF, Juliana Falcão, durante a abertura da solenidade. Na oportunidade, Falcão também destacou os desafios enfrentados pela população feminina no Brasil e a importância do autocuidado. “A mulher ainda é sobrecarregada e carrega o fardo de ser a responsável pelo lar, pelo cuidado com os pais, pelo cuidado com as pessoas com alguma deficiência em casa e, ao mesmo tempo, ela está no mercado de trabalho, contribuindo para a sociedade. A carga ainda é muito forte e acabamos nos esquecendo de nós mesmas. Precisamos lutar, mas também precisamos pensar no autocuidado e em cuidar umas das outras”, disse.

Sindireceita Semana da Mulher MF 5

“A angústia de nós todas parece ser exatamente essa, de estarmos sempre sem tempo para nós mesmas, enquanto sempre temos essa missão de cuidar de alguém”, complementou a corregedora do MF, Patricia Parente. A titular da Corregedoria da pasta ressaltou, ainda, as atividades programadas para esta quinta-feira, dia 7, no auditório do Ministério da Fazenda, como parte da Semana da Mulher. Os eventos que serão realizados hoje contam com apoio do Sindireceita.

Sindireceita Semana da Mulher MF 6

Ao fazer uso da palavra, a subsecretária de Administração Aduaneira da RFB, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, pontuou que o Dia Internacional das Mulheres tem sido marcado, cada vez mais, como uma data de celebração de conquistas. Segundo ela, a ocupação de espaços de poder por mulheres é uma das vitórias a serem destacadas neste sentido. “Estou ocupando este cargo de subsecretária há três meses e fico muito orgulhosa de ocupá-lo, não apenas em virtude de sua importância, mas pelo fato de que eu posso ser um exemplo para outras servidoras. Sou um exemplo no sentido de que, sim, nós podemos”, disse.

Sindireceita Semana da Mulher MF 4

Para a procuradora-geral adjunta Administrativa da PGFN, Luciana Leal Brayner, a Semana da Mulher é uma oportunidade para que todas as mulheres reflitam sobre os próprios sonhos e o que pode ser feito para torná-los realidade. Brayner também destacou como fundamental a construção de redes de solidariedade entre mulheres. “O 8 de março marca uma luta histórica, que vem de séculos, em alguma medida. Vivemos uma história que nos colocou em um lugar que não é suficiente para dar conta dos nossos anseios. Convido as mulheres a estarem atentas a isso e às necessidades das outras mulheres que estão do nosso lado. Que possamos ouvir, participar e ajudar aquelas que estão ao nosso lado. Juntas somos muito mais fortes. Cada tijolinho que conseguirmos agregar a essa pauta, de sermos reconhecidas e vistas em nossas necessidades, é importante para construirmos um futuro melhor e nós, mulheres, fazemos isso muito bem quando nos unimos”, declarou.

Sindireceita Semana da Mulher MF 7

A mesa inaugural do evento foi encerrada após explanação da subsecretária de Assuntos Corporativos do Tesouro Nacional, Maria Betania Goncalves Xavier. Em sua fala, ela pontuou que a luta das mulheres por equidade abrange a sociedade como um todo, exigindo colaboração de mulheres e homens para a construção de um mundo mais justo para todos e todas. “Faz parte do feminino agregar. Não queremos antagonismos e polarização entre feminino e masculino. Precisamos seguir juntos. Essa é uma luta nossa, enquanto mulheres, mas também é de toda a sociedade”, afirmou.

Sindireceita Semana da Mulher MF 8

Após explanações realizadas pelas integrantes da mesa, o evento contou com palestra sobre o tema “Protagonismo feminino: Projeto Arquitetura na Periferia”, ministrada pela arquiteta, urbanista e especialista, Clara Sales Ciotto. Na sequência, às 16h, o MF promoveu, ainda, as rodas de conversa “Os desafios do cuidado: crianças atípicas, pais idosos, luto e rede de apoio” e “Desafios da primeira mulher comandante da área de Bombeiros de Brasília”, com a comandante e psicóloga, Mônica Mesquita Miranda. Ambas as rodas de conversa ocorreram no edifício da PGFN, localizado no Setor de Autarquias Norte, na capital federal.