Atuação dos Analistas-Tributários no Aeroporto de Manaus é tema de reportagem especial no Amazonas Record

Atuação dos Analistas-Tributários no Aeroporto de Manaus é tema de reportagem especial no Amazonas Record

A atuação dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes/AM, em Manaus, foi tema de reportagem especial no Amazonas Record, filiada da Rede Record de Televisão, na última sexta-feira, dia 10.

Na situação, foram exibidas imagens das ações de inspeções e fiscalização no terminal de embarque. No maior aeroporto do norte do Brasil, as equipes da Receita Federal fiscalizam de perto todas as movimentações de passageiros, bagagens e cargas. O foco é o combate à sonegação fiscal, contrabando, biopirataria e o tráfico de drogas.

Lucas Cunha, Analista-Tributário da Receita Federal destacou dados que chamam a atenção da repressão durante as fiscalizações de rotina. “Principalmente quanto a reservas, origem, destino da pessoa. Pessoas que fizeram compras muito repentinamente, voos internacionais repentinos, são coisas que costumam ser planejadas. Isso costuma chamar a atenção. Voos muito curtos, a pessoa vai pra Guarulhos e volta de Guarulhos no dia seguinte e comprou repentinamente uma passagem, também não é uma coisa muito comum de se ver”, frisou.

ATRFB

Além disso, a equipe K9 de cães de faro da Receita Federal também foram destaque durante a reportagem. Os agentes caninos Deco e Odin, atuaram na fiscalização de bagagens. “No momento que o faro deles indicam o possível entorpecente, ou eles sentam ou eles deitam, de uma forma a não ter dúvidas que ali tem (entorpecentes)”, destaca Cunha.

Captura de Tela 2921

Só no mês de abril, mais de 200 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Os principais destinos nacionais são Guarulhos e Campinas, em São Paulo, e Brasília. De acordo com a Receita Federal, é do coração da Amazônia que organizações criminosas tentam distribuir as drogas para outras cidades do Brasil por meio dos voos domésticos.

Já as rotas internacionais destacam-se por ligar o Amazonas à Miami, Bogotá e a cidade do Panamá. Nessas rotas, o maior índice de crimes é de sonegação fiscal e descaminho, crimes que podem causar prejuízos à economia brasileira.

Nas próximas semanas, o Amazonas Record continua a exibir a série de reportagens destacando as ações de fiscalização e controle aduaneiro no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes/AM. Acompanhe! 

Captura de Tela 2922